ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP

Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

23/04/2014

 

Entidades filiadas ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação estarão reunidas, em Guararema (SP), para a XVIII Plenária Nacional do FNDC, entre os dias 25 e 27 de abril. A Escola Nacional Florestan Fernandes, construída e mantida por movimentos sociais, foi o espaço escolhido para os debates, avaliações, troca de experiências e confraternização das organizações.

Com o tema Democratizar a Democracia, a XVIII Plenária Nacional do FNDC pretende fazer um balanço das atividades realizadas pelo Fórum no último ano e traçar estratégias de ampliação de sua atuação na articulação e mobilização por políticas de comunicação democráticas no Brasil. A Plenária ainda elegerá a nova Coordenação Executiva e o Conselho Deliberativo do Fórum.

Poderão participar da reunião delegados/as indicados/as por entidades filiadas ao FNDC e observadores/as. As inscrições estão abertas até às 18h do dia 14/04. Mais informações na convocatória.

O FNDC avalia que a democratização das comunicações ganhou a agenda das ruas em 2013, a partir dos protestos específicos pedindo mais liberdade de expressão em todo o país. “O FNDC também contribuiu para construir esses momentos e hoje a pauta de um novo marco regulatório se espalha progressivamente, fortalecendo o aprofundamento da ‘democratização da democracia’ em nosso país”, diz o texto base do balanço da entidade. A Lei da Mídia Democrática é uma das principais lutas atuais do FNDC e mobiliza diversos atores na coleta de assinaturas necessárias para levar o projeto à Câmara dos Deputados.

Para Rosane Bertotti, coordenadora-geral do Fórum, a organização impulsiona uma luta que perpassa diversos campos da sociedade. “Várias entidades que não têm ligação histórica com o tema da comunicação entenderam que lutar contra os monopólios midiáticos e pela liberdade de expressão é fundamental para alcançarmos uma democracia plena”, afirmou. “A Plenária é também um momento importante de diálogo com essas organizações e um espaço para o FNDC estreitar laços com os Comitês Regionais, absorvendo suas pautas na elaboração de nossa estratégia de ação”, completou.

Entre as diretrizes que devem compor o Plano de Ação 2014-2015 do FNDC e que serão objeto de estudo e debate durante a Plenária, estão a luta por um novo Marco Regulatório das Comunicações; por uma Internet livre e democrática; pelo fortalecimento da Comunicação Pública; por telecomunicações a serviço da maioria do povo brasileiro; por uma radiodifusão comunitária forte e democrática; pelo Canal da Cidadania, um canal estratégico para a luta pelo direito à comunicação; pela implantação e consolidação dos Conselhos de Comunicação; Apoio a todas as formas de Mídias Livres e Alternativas; por um Rádio Digital eficiente e democrático; por um jornalismo de qualidade, com profissionalismo, ética e responsabilidade; e pela garantia da qualidade do conteúdo na mídia brasileira.

 

Plenárias Estaduais

Os Comitês Regionais pela Democratização da Comunicação devem fazer suas Plenárias Estaduais até o dia 14 de abril, prazo final das inscrições. Na ocasião, vão escolher os/as delegados/as que participarão da Plenária Nacional e debaterão as teses-guia que já estão disponíveis no site.

Também estão disponíveis os requerimentos de inscrição de Delegados/as, Observadres/as Individuais e Observadores/as Indicados.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca