ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Seminário promove preparação para a VI Cúpula de países BRICS que acontece em julho

28/04/2014

Teve início nesta segunda-feira (28/04), o Seminário “Por Equidade e Justiça Socioambiental nos BRICS”. Clique aqui para assistir à transmissão ao vivo em inglês do evento

 

A emergência dos BRICS, bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul,como ator global de crescente relevância ocorre em meio à crise de hegemonia vivida pelo sistema internacional. Nos últimos anos, ao mesmo tempo em que as potências tradicionais perdiam dinamismo, cresceu a importância econômica e política dos BRICS e cresceu também o potencial de mudança da atual correlação de forças no plano global que os mesmos poderiam impulsionar.

 

Até o momento, os BRICS, que já mantiveram cinco reuniões anuais de Chefes de Estado, têm atuado predominantemente no campo econômico, ainda que venham desenvolvendo diálogos em outras áreas, tais como saúde, educação, agricultura e defesa. Ademais, o bloco vem se posicionando articuladamente no cenário da política internacional, funcionando como uma “fração”no interior do G20. Entretanto, o fato do bloco ser muito heterogêneo tem dificultado a pactuaçãode determinados consensos, e a atuação inicialmente dinâmica tem perdido ritmo e relevância no último período.

 

Diante dessas tensões e ambivalências de um bloco potencialmente poderoso, a pergunta que surge é se é possível apostar e incidir para que o bloco seja um efetivo agente detransformações globais no sentido de promoção da equidade e da justiça socioambiental?

 

Visando aprofundar junto a diversos atores da sociedade civil brasileira e representantes de entidades parceiras dos demais países do bloco os temas que serão abordados na VI Cúpula de países BRICS, que acontece em Julho na cidade de Fortaleza, e também para buscar acordos prévios em relação aos debates e atividades a serem promovidos durante a Cúpula, REBRIP e Abong realizam o Seminário “Por Equidade e Justiça Socioambiental nos BRICS” nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Rio de Janeiro (RJ).

 

O evento está sendo transmitido ao vivo em inglês. Para assistir, clique aqui.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca