ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP

Encontro Estadual da ASA Pernambuco discutirá políticas de agroecologia com base no desenvolvimento rural sustentável

28/04/2014

A ideia é preparar os participantes para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) previsto para o próximo mês

Nos dias 29 e 30 de abril, na sede do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em Glória do Goitá, Mata Norte, será realizado o Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) para debater políticas públicas voltadas para a agroecologia e o público do campo. O evento deve reunir agricultoras e agricultores do do Semiárido pernambucano, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e populares, universidades e centros de pesquisas. A programação conta com seminários, debates e atividades culturais.

 

O encontro tem por objetivo avaliar e fortalecer as ações de agroecologia e convivência com o semiárido, por meio das experiências das famílias agricultoras, na perspectiva da ampliação e consolidação do projeto de desenvolvimento rural sustentável. Espera-se, com isto, promover a troca de conhecimentos e vivências e formular proposições para o fortalecimento da agroecologia no estado.

 

A abertura do encontro começará às 8h da terça-feira (29), com a visita às experiências desenvolvidas a partir de tecnologias sociais na sede do Serta. Em seguida haverá o painel “Agroecologia, Juventude e Mulheres”, ministrado pelas instituições Serta e Casa da Mulher do Nordeste. A partir das 14h, haverá apresentação do Plano Nacional de Agroecologia (Planapo) e uma Mesa de debate sobre políticas públicas voltadas para a agroecologia será composta por representantes da Agência Nacional da Água (ANA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e Agricultura Familiar (SEAF). A programação do primeiro dia encerrará com um debate em plenária e apresentação de grupo cultural.

 

No último dia de evento (30), será apresentado o painel com o tema: Metodologia de Assistência Técnica em Extensão Rural Agroecológica, seguido de debate. A partir das 11h, os participantes irão discutir sobre os objetivos e procedimentos rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado no próximo mês, em Juazeiro (BA).

 

O Encontro Estadual da ASA-PE conta com o apoio do ProRural, ASA Brasil, Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

 

Sobre a ASA-PE

A Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE) é uma rede integrante da ASA  Brasil. Formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil organizada, a ASA/PE visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhora da qualidade de vida de sua população.

 

Serviço:

Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE)

Local: Rodovia PE 50, Campo da Sementeira, Zona  Rural – Glória do  Goitá- Pernambuco

Data: 29 e 30 de abril de 2014

Hora: Das 9h às 17h

Contato:

Higor Gonçalves:  81 9646 1569

Fabiana  Francelino :  87 9812.0011

Mariana Landim: 81 9992.4878

Romário Henrique :  81 9725.2775

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca