ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

A luta por uma nova Constituinte do Sistema Político apenas começou!

14/05/2014

O último dia 7 de Maio (quarta-feira) foi consolidado como o Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político.

 

Massificar a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e atingir os mais amplos setores da população brasileira, eramos principais objetivos do dia de mobilização que contou com mobilização nas redes sociais para um Tuitaço com a hashtag#EuTenhoVozNaPolítica

Diversos comitês estaduais, regionais e locais do Plebiscito Constituinte, espalhados por todos os estados brasileiros, realizaram atos massivos, envolvendo todas as entidades que constroem a campanha e mobilizando todas as regiões, através de ações de rua, debates, cursos e demais atividades de formação. Além disso, o dia nacional de luta foi um momento muito oportuno para apresentar a Campanha para setores que ainda não à a aderiram e trazê-los para a luta nas redes e nas ruas.

 

Confira algumas das ações:

 

Pará

Diversos movimentos sociais, organizações políticas e representações sindicais realizaram um ato em frente a Assembleia Legislativa do Pará, na cidade de Belém, reivindicando a necessidade efetiva do debate sobre a mudança do sistema político através do plebiscito. Logo após a recepção e apresentação dos representantes dos movimentos, os deputados presentes, se comprometeram a construir o debate no espaço físico da ALEPA.

 

São Paulo

Na capital paulista, as ações do Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político aconteceu no metrô Anhangabaú, com música, animação, bate papo sobre reforma política e panfletagem. Além disso, os participantes da ação gravaram um vídeo sobre a campanha. Confira:

Vídeo Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político - São Paulo


Paraíba

O povo paraibano também saiu às ruas no Dia Nacional de Luta Pela Constituinte do Sistema Político, com o intuito de mandar o seu recado alegre e convicto de que se não avançar em mudanças estruturais na política brasileira, não conquistaremos mudanças estruturais como a reforma agrária e urbana, melhoria no transporte e saúde; democratização da mídia, entre outras. Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, Levante Popular da Juventude, Indígenas Tabajaras, Movimento Espírito Lilás, Movimento de Mulheres, Parlamentares (Frei Anastácio e Assessoria do Dep. Federal Luiz Couto), Consulta Popular, Central Única dos Trabalhadores - CUT, sindicalistas e estudantes Universitários, cidadãos e cidadãs em geral, participaram do ato.

 

Salvador (BA)

Lavar; limpar; mudar o congresso; alterar as regras do jogo e realizar um Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva, realizando no país reformas estruturais com amplo poder popular, foram algumas das bandeiras levantadas em Salvador (BA) durante o Ato Nacional de Luta, que aconteceu na Praça Piedade. A ação contou com vassouras, baldes, sabão e alfazema, trazendo a tona uma metáfora sobre a necessidade de mudar o sistema político no Brasil.

 

 

Ocupa Salvador!

Um escracho em frente ao Banco Bradesco, também foi realizado em Salvador, durante o Dia Nacional de Luta Pela Constituinte, como forma de denunciar o financiamento privado de campanha eleitoral, que coloca o poder econômico como força central da luta política no país.

As pautas reivindicadas pelos setores populares convergem para uma transformação profunda e estrutural na sociedade brasileira: a reforma do Sistema Político, que, dada a atual configuração do Congresso Nacional, só pode ser obtida através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana que debata o tema com uma ampla participação popular.

 

 

 

Fortaleza

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), durante o bloqueio da BR 153 no Km 372 no Município de Fortaleza do Tabocão/TO, aproveitaram a mobilização e junto com o Comitê Estadual do Plebiscito Constituinte fizeram um espaço de apresentação e organização com a base e as lideranças do movimento no Estado, onde distribuíram panfletos, folders, cartilhas e falaram da importância e da necessidade de uma ampla reforma do sistema político brasileiro.

 

Divulgue as ações do seu comitê nas redes sociais! Use hashtag#PlebiscitoConstituinte

 

#EuTenhoVozNaPolítica

Mais informações: 
www.plebiscitoconstituinte.org.br 
plebiscitoconstituinte@gmail.com 
(11) 2108-9336

Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

Secretaria Operativa Nacional

011-2108-9336

www.plebiscitoconstituinte.org.br

www.facebook.com/plebiscitoconstituinte

 

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca