ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP

Abong promove formação sobre a Agenda Pós 2015 e a participação da sociedade civil

20/05/2014

*

Dando continuidade à série de oficinas, a Abong realizará no próximo dia 23/5 em Brasília, no contexto daArena da Participação Social que discutirá entre outros temas o marco regulatório das organizações da sociedade civil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs, a oficina presencial "Diálogos sobre a agenda Pós 2015: a construção dos Objetivos de Desenvolvimento Susutentável".

 

 

A Abong vem realizando uma série de oficinas com diferentes organizações da sociedade civil brasileira sobre a Agenda Pós 2015 e a participação da sociedade civil no processo internacional de definição dos novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODSs.

 

Nos último dias 12 e 13 de maio, ocorreram duas oficinas virtuais, a primeira voltadas às/aos membros do Conselho Diretor da Associação, no dia 12, e a segunda com diversas organizações e redes parceiras da entidade, que ocorreu no dia 13. O objetivo das oficinas foi informar sobre o andamento do processo do Pós 2015 no âmbito das Nações Unidas e também as ações de incidência da Abong no que se refere a essa temática. A conversa foi também para que as organizações participantes pudessem informar as ações que estão realizando no âmbito da agenda Pós 2015 e apontar sugestões e orientações para uma ação articulada.

 

Damien Hazard, diretor executivo da Abong, e Alessandra Nilo, diretora estadual da Abong em PE, coordenaram os trabalhos. As oficinas acontecem em um contexto em que ainda é possível que a sociedade civil busque influenciar mais diretamente a pauta e as definições em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no escopo das Nações Unidas (faltam apenas duas sessões do Grupo de Trabalho Aberto). Após esta etapa, o empenho será no sentido de influenciar a posição do governo brasileiro.

 

A Abong trabalhou alguns documentos chaves da ageda oficial dos novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáel. A inciar, disponibilizou o documento apresentado na 11ª sessão do Grupo de Trabalho Aberto. O GTA foi formado a partir da Rio +20 e está discutindo em diversas rodadas os temas prioritários que devem compor os ODSs.

 

Além disso, a associação elaborou um documento que contém as propostas da Campanha da sociedade civil global Beyond 2015 ao documento do Grupo de Trabalho Aberto, destacando a contribuição da Abong, Gestos e TTF Brasil - Tarifa sobre Transações Financeiras a este documento que foi entregue aos co-presidentes do GTA no dia 30 de abril em Nova York.

 

O objetivo da Abong foi, além de disponibilizar informações dos processos que estão a todo vapor na arena internacional, oferecer um histórico e contextualização dos processos anteriores relacionados ao Pós 2015; tornar apreensível a estrutura para construção de propostas e tomada de decisões; e dar visibilidade à atuação da sociedade civil (Abong e parceiros) nesses processos. A apresentação está disponível aqui.

 

Foi dado destaque ao envolvimento da diretora estadual da Abong em Pernambuco, Alessandra Nilo, representando Abong, Gestos e TTF Brasil nas rodadas de negociação. Atentando para o fato de que diversos temas caros aos direitos humanos estavam ficando de lado nas negociações, a Gestos em parceria com a LACCASO – Latin American and the Caribbean Council of AIDS Organizations 
levantou uma bandeira vermelha sinalizando a necessidade da sociedade civil global se posicionar para garantir objetivos comprometidos com o combate a desigualdade e com um desenvolvimento sustentável real. O abaixo assinado coletou mais de 500 assinaturas de diversas OSCs em apenas uma semana.

 

Essa mobilização resultou no convite por parte da ONU para que Alessandara Nilo abrisse a reunião do Grupode Trabalho Aberto do início de maio, representando a sociedade civil. Veja o discurso aqui.

 

Dando continuidade à série de oficinas, a Abong realizará no próximo dia 23/5 em Brasília, no contexto da Arena da Participação Social que discutirá entre outros temas o marco regulatório das organizações da sociedade civil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs, a oficina presencial "Diálogos sobre a agenda Pós 2015: a construção dos Objetivos de Desenvolvimento Susutentável".

 

 

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca