ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP

III Plenária Nacional aponta encaminhamentos para próxima fase da campanha do Plebiscito

23/05/2014

 

Mais de 400 comitês criados e o Plebiscito Constituinte se consolida em todos os estados brasileiros com a meta de alcançar 10 milhões de votos a favor da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político em setembro.

 

A meta de votos foi reforçada durante a realização da III Plenária Nacional do Plebiscito Constituinte, que aconteceu no dia 17 de maio, em São Paulo, e contou com a participação de cerca de 70 organizações, entre movimentos, ONGs, organizações estudantis, mandatos, partidos, coletivos, entre outros.

Após a mesa de conjuntura que avaliou a necessidade da reforma no sistema político como ponto de partida para as outras reformas estruturais em nossa sociedade e a avaliação da conjuntura da campanha nos últimos meses, os representantes de 24 estados apresentaram um balanço das atividades em suas localidades.

 

No período da tarde, os participantes da Plenária discutiram sobre a metodologia de votação, que deve primar pela lisura, honestidade e transparência. Sendo assim, as urnas para votação do Plebiscito em setembro serão confeccionadas por cada comitê e as cédulas seguirão um padrão, ainda a ser definido. A condição para votação será a mesma do sistema atual: a partir de 16 anos e apresentação da carteira de identidade.

 

“Nos próximos meses, a Secretaria Operativa Nacional irá elaborar um manual de votação para que possa sanar todas as dúvidas a respeito deste processo”, informou Flávio Jorge, representante do Conen – Coordenação Nacional de Entidades Negras e membro da Secretaria Operativa Nacional.

 

 

Curso dos Mil

 

Outro ponto debatido na Plenária foi a realização do Curso dos 1000 nos estados como uma das estratégias de massificação da campanha. “Os cursos serão realizados de maio a julho e a ideia é apresentar e discutir de forma massiva a questão da participação popular, da democracia representativa e do poder econômico em nosso sistema político”, destacou Bruno Elias, secretário de Movimentos Sociais do Partido dos Trabalhadores e membro da Secretaria Operativa Nacional.

A III Plenária Nacional também encaminhou as principais definições da reta final da campanha no que diz respeito sobre finanças e comunicação.


Fonte: Plebiscito Constituinte

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca