ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE

Pastorais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza debatem Reforma Política

08/08/2014

Em meio ao período eleitoral de 2014, que elegerá o/a nova (o) presidente da República, senadores (a), deputados (a) federais e estaduais no Brasil, as pastorais sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e organismos da Arquidiocese de Fortaleza (Estado do Ceará) realizarão, no próximo dia 09 de agosto, um seminário sobre Reforma Política. O evento será realizado no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, na capital cearense, e contará com a presença do sociólogo e assessor das pastorais sociais, Pedro A. Ribeiro de Oliveira.

O seminário é parte do processo de realização do Grito dos Excluídos, realizado todos os anos no dia 07 de setembro, e pretende discutir duas propostas de ação neste ano eleitoral: 1) coleta de assinaturas encampada pela CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] e dezenas de outras entidades, que visa à Reforma Política Eleitoral; 2) realização de um plebiscito popular para uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Estão sendo convidados, de modo especial, cinco representantes das coordenações arquidiocesanas por Pastoral Social, CEBs e demais organismos da Arquidiocese, os coordenadores das Pastorais Sociais e os responsáveis pela "Quinta Urgência” nas regiões episcopais e paróquias, além de dois representantes de cada grupo ou comunidade eclesial do FAMEC (Fórum Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais).

Sobre o convidado

Pedro Ribeiro de Oliveira é doutor em Sociologia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Atualmente, é professor de Ciências da Religião da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Dentre suas obras destacam-se "Fé e Política: fundamentos” (Aparecida: Ideias & Letras, 2004), "Reforçando a rede de uma Igreja missionária” (São Paulo: Paulinas, 1997), "Religião e dominação de classe” (Petrópolis: Vozes, 1985).

Leia a íntegra da carta convite enviada pelo assessor das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, padre Luis Sartorel:

Prezadas amigas e amigos de caminhada,

Como já sabemos, há muitos anos, se celebra no dia 07 de setembro – Dia da Independência do Brasil – o GRITO DOS EXCLUÍDOS, iniciativa lançada pela CNBB como proposta de presença dos cristãos na luta por um mundo melhor e mais fraterno.

Este ano, na reunião ampliada das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, com a presença do bispo auxiliar, Dom Vasconcelos, foram tomadas duas decisões importantes:

1-O Grito do dia 07 de setembro será realizado de forma DESCENTRALIZADA; isso significa que cada Região Episcopal e/ou Paróquia deverá se articular e organizar para a realização do mesmo;

2-A respeito do conteúdo do Grito, é o seguinte: estão circulando duas propostas de ação neste ano eleitoral, 1) coleta de assinatura encampada pela CNBB e dezenas de outras entidades, que visa à Reforma Política Eleitoral; 2) realização de um plebiscito popular para uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Para podermos entender bem e saber depois como ajudar o nosso povo a se posicionar com clareza e conhecimento a respeito das duas propostas,

CONVIDAMOS OS REPRESENTANTES DAS PASTORAISSOCIAIS, CEBs E ORGANISMOS, COMO TAMBÉM MOVIMENTOS LIGADOS AO FAMEC E REPRESENTANTES DE TODOS OS GRUPOS E NOVAS COMUNIDADES QUE QUEIRAM RESPONDER AO APELO DA IGREJA NO BRASIL, E DA NOSSA ARQUIDIOCESE, A COMPARECER AO SEMINÁRIO QUE SE REALIZARÁ:

NO (SÁBADO), DIA 09 DE AGOSTO

Das 8h às 16h

NO CENTRO PASTORAL MARIA MÃE DA IGREJA. Rua Rodrigues Junior, 300 – Centro, Fortaleza, Ceará.

Convidamos 05 representantes por Pastoral Social, CEBs e Organismos, sobretudo das PS e responsáveis pela "QUINTA URGÊNCIA” das Paróquias e Regiões Episcopais e dos articuladores de pastoral nas nove RE e dois representantes de cada Grupo ou Comunidade eclesial que se comprometam a "ser sal e luz do mundo”, neste particular momento da vida do nosso país. É importante comunicar a adesão antes do encontro para poder organizar melhor a questão do almoço: comunique a Vânia Martins, no Centro de Formação na Terra do Sol:cursodeveraofortalezacvts@hotmail.com, telefone [85] 3388.8704.

Estará conosco Pedro A. Ribeiro de Oliveira, para nos ajudar a compreender melhor essa conjuntura.

Um abraço fraterno e que o Espírito do Senhor nos fortaleça.

Pela articulação das PS, CEBs e Organismo.

Pe. Luis Sartorel

Assessor das PS da Arquidiocese de Fortaleza

Fortaleza, 15 de julho de 2014

Fonte: Adital 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca