ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • FIP

Movimentos se reúnem no centro do Recife para reforçar campanha da constituinte

13/08/2014

Crédito da foto: Ludimilla Carvalho

Na tarde desta terça-feira (12), sindicalistas, estudantes, professores e organizações da sociedade civil, participaram do Dia Nacional de Luta pela Constituinte. Concentrados na frente da Câmara Municipal, no centro do Recife, distribuíram panfletos aos pedestres, a quem passava de carro ou nos ônibus, e com a ajuda de um carro de som, informavam sobre o que propõe a constituinte.

 

Em seguida, o movimento saiu em passeata pela avenida Conde da Boa Vista, em direção à pracinha do Diário, onde o ato terminou com uma esquete teatral, que abordou de forma irônica o jogo de interesses, o voto obrigatório, entre outras práticas da política brasileira.
 

Para Carmen Silva, militante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e educadora do Sos Corpo, a reforma política é crucial para o movimento feminista porque as lutas pelos direitos das mulheres enfrentam resistência no congresso, que tem um perfil conservador. Negros, mulheres,  trabalhadores, a comunidade LGBT, não são representados na política, e somente uma mudança radical é capaz de alterar essa realidade. Ela acrescenta que “a população também precisa entender como funciona o sistema político, para exigir mudanças nesse sistema. Como é nossa estrutura legal, a estrutura dos partidos, como se organizam as eleições...”
 

Curso dos mil - A próxima etapa da campanha pela constituinte em Pernambuco é o Curso dos mil, nos dias 16 e 17/08, no Assentamento Normandia (Caruaru). Segundo informações do Comitê Estadual do Plebiscito pela Constituinte, o objetivo é formar multiplicadores que levem o debate sobre a reforma política para seus bairros e comunidades. Os participantes também vão receber orientações sobre os procedimentos para os dias de votação. O Plebiscito por uma Constituinte Soberana e Exclusiva da Reforma Política será realizado de 01 a 07 de setembro em todo o país.

 

 

Com informações da Sos Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca