ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Coletiva com Dom Pedro Luiz Stringhini e lideranças sociais será dia 2, em São Paulo

29/08/2014

 

 GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS 2014 - 20ª EDIÇÃO

 

“Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”

 

Coletiva com Dom Pedro Luiz Stringhini

e lideranças sociais será dia 2, em São Paulo

 

Para repercutir o tema deste ano – Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos, a Coordenação do Grito dos Excluídos promoverá uma entrevista coletiva com Dom Pedro Luiz Stringhini, CNBB e bispo na Diocese de Mogi das Cruzes (SP); e representantes de organizações sociais: Débora Maria da Silva, do Movimento Mães de Maio da Democracia; Rosilene Wansetto, pela Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos; Evaniza Rodrigues, pela União de Moradia e Fórum Nacional Reforma Urbana; pela 27ª Romaria dos Trabalhadores, Maria Aparecida Pereira Lima. A coletiva será nesta terça-feira, dia 2, no Centro Pastoral São José, na Av. Álvaro Ramos, 366, Belém, em São Paulo.

 

Entre os temas a serem abordados estão à repressão policial e a violência de Estado, temas polêmicos, presentes no cotidiano dos brasileiros e que atingem milhares de pessoas. Bem como o direito à cidade e violações de direitos.

 

O Grito dos Excluídos é um evento nacional e, em 2014, celebra sua 20ª edição. De 1° a 7 de setembro serão realizadas manifestações em todo o país a fim de fortalecer a organização, a mobilização e as lutas populares. Por isso defende: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos!” Trata-se de uma das atividades populares de maior envergadura que acontece no país, com capacidade de reunir sob o mesmo objetivo milhares de pessoas em todos os estados brasileiros.

 

Serão abordadas também as iniciativas populares encampadas pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e pela Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujo objetivo comum é mudar nosso sistema político e construir um Estado verdadeiramente democrático, que possibilite as mudanças estruturais necessárias ao País. Para isso, está sendo construída a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, de 1º a 7 de setembro, quando serão coletados os votos do Plebiscito Popular sobre a proposta de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político e intensificada a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

 

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, construída em torno de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, propõe o financiamento democrático das campanhas eleitorais, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero nas listas de candidatos e o fortalecimento dos mecanismos de participação popular direta, entre outros pontos. Conta com o apoio de muitas entidades, entre as quais a CNBB, a OAB, o MCCE (Movimento Contra a Corrupção Eleitoral) e a Plataforma dos Movimentos Sociais. A Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, integrada por grande número de organizações e movimentos nacionais, propõe a consulta popular sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva.

 

SERVIÇO:

Data: 2 de setembro de 2014

Horário: 14h 30 min

Local: Centro Pastoral São José do Belém/Auditório Dom Paulo Evaristo

Endereço: Av. Álvaro Ramos, 366, 2º andar, metro Belém, São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES:

Ari Alberti (11) 2272-0627 e Karina Pereira (11) 99372-3919

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca