ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

ONGs e governo debatem prevenção e controle da AIDS na periferia do Rio

16/09/2014

A 14ª edição do Fala, Comunidade!, que ocorre hoje (16) e amanhã (17), tem como finalidade a promoção e o intercâmbio de estratégias, tecnologias e práticas de prevenção e promoção de saúde nas periferias do Rio de Janeiro. A proposta é enfatizar, ao longo do ano, a discussão sobre aids e tuberculose.

Os debates envolvem o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), organização não-governamental responsável pela iniciativa, além de redes comunitárias e representantes de órgãos do governo. Entre os convidados, o coordenador de projetos do Instituto Iberoamericano de Desenvolvimento Inclusivo do Uruguai, Sérgio Meresman, participa do encontro para compartilhar experiências de trabalho de educação sexual com deficientes físicos e pessoas especiais. “A questão da sexualidade dos deficientes é muito pouco discutida e carece ser aprofundada. Eles pertencem a um grupo marginalizado e precisam ter direitos como pessoas, inclusive à saúde, educação e prevenção sexuais”, cobrou Meresman.

Diretora executiva do Cedaps, Kátia Edmundo acredita que a troca de experiências a respeito do tema é importante para o desenvolvimento de ações de saúde nas comunidades. “Nosso foco é discutir a aids e a tuberculose, porque são doenças desafiadoras para as periferias. Com apoio de associações que atuam nesses locais, do governo e de representantes de outros programas, queremos desenvolver estratégias, capacitar pessoas e pensar formas de mobilização para controle dessas patologias”, explicou a diretora.

O projeto também indica o planejamento de uma agenda coletiva de mobilização comunitária, capaz de discutir os desafios estabelecidos e de abordar questões de prevenção e de políticicas sociais para controle das  doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose.

Fonte: Agência Brasil, por Douglas Corrêa

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca