ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fastenopfer
  • REDES

    • ALOP

Trabalhadoras Domésticas de sete Estados do Nordeste participarão de Curso de Formação em Lagoa Seca-PB

17/09/2014

Trabalhadoras domésticas de sete estados do Nordeste (PB, PE, PI, AL, MA, BA, SE) estarão reunidas no Centro Marista de Eventos, em Lagoa Seca-PB, nos dias 20 e 21 de setembro de 2014, no “I Curso de Formação Política das Trabalhadoras Domésticas do Nordeste”. O curso é uma realização do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e com o apoio da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, do Fundo Brasil de Direitos Humanos e da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande.

O encontro vai debater temáticas como: divisão sexual do trabalho, trabalho e emprego doméstico, direitos sociais, trabalhistas e previdenciários da categoria, autonomia econômica e o uso do tempo das mulheres. O curso será facilitado pela assistente social e doutora da área do mundo do trabalho, Verônica Ferreira, que é também pesquisadora do Instituto SOS Corpo de Recife-PE, integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Participarão do evento 45 mulheres, de sindicatos da categoria ligados à FENATRAD. O objetivo do curso é avançar na compreensão coletiva dos sindicatos das trabalhadoras domésticas do Nordeste sobre o trabalho das mulheres e os direitos do trabalho no Brasil. A diretoria da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande está se preparando para a fundação de um sindicato da categoria na cidade, por meio da formação de uma comissão pro-sindicato, formada no mês de agosto.

A programação do evento terá início às 9h do dia 20, de setembro, sábado, com as boas vindas, apresentação dos objetivos do curso e das participantes. Em seguida haverá uma reflexão em grupos sobre o tema “Mulher trabalhadora: experiências e reflexões”. Em seguida haverá a socialização dos grupos. No período da tarde, haverá um debate sobre o tema: “Problemas das mulheres no mundo do trabalho e divisão sexual, social e racial do trabalho”. A programação do primeiro dia terminará com um vídeo debate sobre o filme: “As Sebastianas”.

No segundo dia, haverá uma exposição dialogada sobre o tema dos direitos previdenciários das trabalhadoras. As participantes do curso construirão uma linha do tempo onde registrarão momentos marcantes da história da luta das mulheres por direitos, suas conquistas e ameaças. Á tarde as trabalhadoras domésticas irão debater sobre a regulamentação da profissão na atualidade, partindo do processo de luta pela Emenda Constitucional 72, que ampliou direitos para a categoria. O encontro será encerrado as 16h com uma avaliação e em seguida uma ciranda.

Fonte: CENTRAC

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca