ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fastenopfer
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Tecendo Agroecologia no Sertão

23/09/2014

RedeSC


No último sábado, dia 13, aconteceu mais uma reunião da Rede de Agricultores/as Agroecológicos do Sertão Central, dessa vez no quintal de dona Lourdes, agricultura e feirante das Feiras Agroecológicas e Solidárias de Quixadá e São João dos Queiroz. Com um gostoso café da manhã, com bolo, café, tapioca, ovo de galinha caipira e iogurte caseiro, os participantes começaram o sábado animados com mais uma oportunidade de aprofundar o debate acerca dos objetivos e princípios de atuação da rede e alguns critérios que formarão a organização do grupo.

Entre os objetivos debatidos é possível listar alguns pontos como:

* Produção sustentável de alimentos com base agroecológica;

* Organizar ações dos agricultores para causas comuns, em prol de todos;

* Adoção de práticas agroecológicas, qualificando os agricultores;

* Melhorar as condições de trabalho e renda do campo;

Outra temática bastante debatida durante a reunião foram os princípios que devem nortear a rede e entre o que foi falado é possível entender que existe a necessidade de difundir a agroecologia, ressaltando a sua importância na forma de produzir, na qualidade de vida e na interação com o meio ambiente. Alguns valores foram ressaltados durante as falas como compromisso, dedicação, honestidade, cumplicidade, participação, união e planejamento.

No segundo momento a pauta foi a criação da logomarca que será o início do processo de comunicação da rede. Nesse momento o grupo contou com a participação da comunicadora Giulianne Cidade que através de dinâmicas conseguiu extrair alguns pontos relevantes para a construção gráfica da logomarca.

O encontro colocou mais alguns pontos estratégicos de atuação da rede, como a identificação dos agricultores irão compor a rede e definição dos critérios para entrada de novos agricultores e a discussão sobre o fundo rotativo. A próxima reunião será no dia 15 de novembro e será na Comunidade Jardim, em Quixeramobim.

Fonte: CETRA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca