ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Protestos marcam Dia Latino-Americano de Luta pela Descriminalização do Aborto

26/09/2014

Manifestações no domingo (28) irão lembrar todas aquelas que morreram ou foram julgadas em função do aborto, que, ao ser criminalizado, penaliza principalmente mulheres negras e pobres



O dia 28 de setembro foi escolhido como o Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto em 1990, na Argentina, durante o Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe. A reivindicação é que o aborto seja considerado um direito da mulher de poder decidir sobre o que fazer diante de uma gravidez inesperada, podendo interrompê-la sem ser julgada pelo ato. A medida já foi tomada por vários países, como Inglaterra, Holanda, Suécia, França, Itália, México e Portugal.

Militantes do movimento feminista afirmam que a criminalização do aborto no Brasil penaliza principalmente as mulheres pobres e negras, que possuem menos acesso a métodos contraceptivos e, em caso de gravidez, recorrem a clínicas clandestinas com condições precárias de funcionamento.

Nas principais cidades do país, a data será marcada por protestos para chamar a atenção sobre o tema. Na Avenida Paulista, em São Paulo, haverá o “Cortejo da mulher negra morta em aborto clandestino”. De acordo com as organizadoras, a manifestação irá contar com um velório simbólico de todas as mulheres que abortaram e morreram, ou que foram maltratadas, extorquidas e julgadas. O evento acontece no domingo, às 12h, com concentração na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação.

Confira também outros eventos nas cidades do Rio de JaneiroBelo Horizonte Porto Alegre.

Fonte: Revista Fórum

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca