ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP

Plebiscito Popular pelo Limite da Terra será realizado entre 1° e 7 de setembro

04/08/2010

Falta pouco mais de um mês para o início do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil. Entre os dias 01 e 07 de setembro, toda a sociedade brasileira terá a oportunidade de dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país, ou seja, se concorda ou não com o latifúndio.

 

O estado já conta com um comitê composto por diferentes entidades e organizações. A partir do comitê estadual buscamos fomentar a formação de comitês regionais, onde municípios das diferentes regiões também estarão fazendo parte deste processo.

 

Dentre os encaminhamentos da plenária Nacional e das deliberações do Estado RS, foi definido o dia 30 de agosto como o “Dia Nacional de Mobilização pelo Limite da Propriedade da Terra”. Nesta data os articuladores do Plebiscito Popular deverão buscar mobilizar a sociedade local para conscientização sobre a realidade agrária do país. O formato desta grande mobilização ficará a cargo dos responsáveis em cada cidade, podendo ser caminhadas, seminários, palestras, visitas em escolas e universidades, panfletagem no comércio e industrias, etc.

 

Abaixo assinado

A população brasileira também é convidada a participar de um abaixo-assinado que já está sendo circulando em todo país e que continuará após o Plebiscito. O objetivo desta coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para que seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.

 

Pelo direito à terra e à soberania alimentar

A realização e o sucesso do plebiscito dependem única e exclusivamente da participação e do empenho de cada um/uma, de cada entidade, organização e pastoral, uma vez que não existe nenhum apoio público e da mídia. Representa a força e a determinação de quem acredita em que algo pode ser feito para corrigir esta absurda concentração de terras que acaba por excluir milhões de famílias de terem seus direitos protegidos.

 

As perguntas que estarão na cédula de votação durante o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra serão:

 

1 - Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

 

2 - Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

 

Conclamamos as pessoas e entidades parceiras, para participarem da organização desta Campanha, formando seu comitê local e buscando informações e materiais no Comitê Estadual (endereço: Rua Barros Cassal, 283 – Porto Alegre – Centro).

 

Mais informações pelos telefones (51) 3224 2484 / (51) 8100 6428 – Edison / (51) 3344 4415 – CPT e pelo site ou e-mail limitedaterra.rs@gmail.com.

 

Na próxima semana serão disponibilizados os materiais de divulgação e do Plebiscito (manual de orientação, listas, abaixo-assinado). Quem tiver interesse no material deve entrar em contato.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca