ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • ALOP

Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil vai movimentar as ruas do centro do Recife

10/10/2014

 

Para marcar a semana da criança, o Fepetipe - Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco, realiza no dia 10 de outubro, a II Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil. A expectativa é reunir um grande número de pessoas para chamar a atenção para essa grave violação de direitos da criança e do adolescente, que atinge mais de 3,1 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados recentemente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE).

A concentração para a Marcha terá início a partir das 14h, na Praça Oswaldo Cruz. O percurso segue pela av. Conde da Boa Vista, ponte Duarte Coelho, av. Guararapes e av. Dantas Barreto, encerrando no Pátio do Carmo. Antes e durante a Marcha, haverá apresentações culturais, como de dança e percussão, além de um painel interativo.

A organização da Marcha também vem se articulando a partir das redes sociais, onde estarão divulgando o evento através da hastag #MarchaPEcontraoTrabalhoInfantil. O objetivo é que as pessoas possam compartilhar mensagens nas redes sociais contra o trabalho infantil.

O objetivo da Marcha é conclamar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para a causa do trabalho infantil em Pernambuco, pois muitas vezes esse tipo de trabalho acontece de forma naturalizada. Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade acerca de sua responsabilidade no combate ao trabalho infantil.

 

SOBRE O TRABALHO INFANTIL

O trabalho infantil é um fenômeno com muitas causas e muitas responsabilidades. A falta de vagas nas creches, a má qualidade do ensino e a dificuldade de conter a evasão escolar dos adolescentes contribuem para aumentar o número de meninos e meninas no trabalho doméstico, nos campos e nas ruas, correndo o risco de se envolverem com o tráfico de drogas e a exploração sexual.

Há que se lutar também contra os mitos de que é melhor a criança trabalhar do que ficar na rua e com a realidade das famílias pobres que, muitas vezes, não conseguem garantir sua sobrevivência sem envolver os filhos no trabalho. Há que se avançar com políticas públicas e maior acesso à educação de qualidade. Por isso, governo, empresas e toda a sociedade têm muito para fazer.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou redução no número de jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no Brasil ano passado - ao todo, 3,188 milhões de trabalhadores, menos 330 mil pessoas.

Só em Pernambuco, o valor corresponde a 146 mil. Em 2013, foram fiscalizados diversos focos de trabalho infantil. Os principais lugares fiscalizados foram as feiras livres, as borracharias e pequenos estabelecimentos.

 

SOBRE O FEPETIPE

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco – FEPETIPE  foi fundado no ano de 2000 e é um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização composto por instituições governamentais e não-governamentais da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Pernambuco.

 

Serviço

O que? II Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil

Dia: Sexta-feira, 10 de outubro.

Horário: A partir das 14h.

Local: Concentração na Praça Oswaldo Cruz. Percurso passando pela av. Conde da Boa Vista, ponte Duarte Coelho, av. Guararapes e av. Dantas Barreto, encerrando no Pátio do Carmo.

 

Informações para imprensa

Polyanna Vieira

Assessora de Comunicação do FEPETIPE

Tel: (81) 3227.7122 | 8714.5598 | 9752.2723

E-mail: fepetipe@gmail.com

 

Mariama Oliveira

Assessora de Comunicação do FEPETIPE

Tel: (81) 3184.7003 | 9402.0534

E-mail: fepetipe@gmail.com

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca