ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Semana Mundial da Alimentação reforça a importância da agricultura familiar

16/10/2014

Diversas atividades acontecerão entre os dias 16 e 25 de outubro em vários estados do país; Em São Paulo o destaque é a 1ª Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar



Entidades da sociedade civil, governos e conselhos estaduais e municipais de todo Brasil promovem, entre os dias 16 e 25 de outubro, a Semana Mundial da Alimentação. O objetivo é incentivar e reforçar a importância da agricultura familiar na alimentação dos brasileiros.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de chamar a atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945. No Brasil, a celebração foi ampliada e transformada na Semana Mundial da Alimentação, puxada todos os anos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.

A cada ano é escolhido um tema e, a partir dele, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas são realizadas ao redor do mundo. Alguns temas já abordados merecem destaque como: Pobreza Rural (1985), A luta contra a fome e a desnutrição (1996), Lutar contra a fome para reduzir a pobreza (2001) e Preço dos Alimentos – da crise à estabilidade (2007).

Neste ano o tema é “Agricultura Familiar – Alimentar o mundo, cuidar do planeta” e está voltado às comemorações do “Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena”. A programação inclui debates e palestras, assim como feiras, cursos e campanhas.


São Paulo

Em São Paulo, a Secretaria Geral de Abastecimento, da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), promove atividades em vários pontos da cidade.

As atividades englobam orientação nutricional, indicações para hábitos alimentares saudáveis e discussões sobre a situação nutricional da população. O destaque é a “1ª Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar”, que acontece de 16 a 18 de outubro no Mercado Municipal, no centro, com a participação de produtores e cooperativas de diversos lugares do Estado.

No dia 23, das 13h às 17h, acontecerá o seminário “Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e Questões Estratégicas para o tema em São Paulo”, no espaço da União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS), que fica na Estrada das Lágrimas, 1604.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do seu Programa de Alimentação e Nutrição, também participa da programação com o objetivo principal de orientar a população sobre a importância de adotar uma alimentação saudável. Estará em três mercados públicos das 8h às 17h, o Municipal, no dia 16, da Penha dia 17 e no Mercado da Lapa, no dia 21.

Durante estes três dias, a população poderá participar de oficinas sobre consumo consciente do sal e aproveitamento de alimentos, além de degustar as receitas preparadas pelo chef Adson Silva Rebouças.

Confira a programação completa de São Paulo aqui.

Fonte: Brasil de Fato

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca