ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Acervo educador Paulo Freire é reconhecido como Memória do Mundo pela Unesco

22/10/2014

Em reunião ocorrida nos dias 1º e 2 de outubro no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil aprovou a nominação do “Acervo educador Paulo Freire”, custodiado por Ana Maria Araújo Freire e Instituto Paulo Freire, para ser inscrito no Registro Nacional do Programa. Das 26 instituições com acervos históricos inscritos, o acervo educador Paulo Freire foi um dos 10 contemplados.

O Programa Memória do Mundo da Unesco / Memory of the World – MoW foi criado pela UNESCO em 1992 visando reconhecer “como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados que os identificam. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o MoW facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade”. Fonte:www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2171&sid=91

Este é o segundo reconhecimento público do valor deste acervo recebido pelo Instituto Paulo Freire/Centro de Referência Paulo Freire que diz respeito a vida e obra do patrono da educação brasileira.

Em 2011, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 10 de maio de 2012, o Acervo Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire e foi considerado de interesse público e social por parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).


A nomeação no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil é o primeiro passo na direção de uma nominação internacional da obra deste educador para o qual serão envidados todos os esforços. Alegramo-nos, junto a toda a comunidade freiriana, que o acervo de Paulo Freire tem obtido tal reconhecimento em seu país de origem.

Fonte: Instituto Paulo Freire

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca