ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

Mais uma turma de adolescentes egressos inicia atividades

27/10/2014

Integrando a quinta turma do projeto ‘Apoio à Reintegração de Adolescentes e Jovens Egressos do Sistema socioeducativo’, realizado pelo Programa de Promoção e Defesa pelos Direitos da Criança e do Adolescente (Pró-DCA), do Instituto Universidade Popular (Unipo), 13 adolescentes participaram do primeiro encontro, que fora realizado em 08 de outubro, na sede a entidade.

Os/as adolescentes tiveram a oportunidade de dialogar com a psicóloga da instituição, Charlene Santos, que ouviu a opinião de cada um/a para o acordo coletivo de convivência. Durante a dinâmica de apresentação, os/as adolescentes destacaram como eles/as se enxergam e como sentem que a sociedade os/as enxerga, já que passam por um processo de reconstrução de seus projetos de vida após terem cumprido medidas socioeducativas.

Durante a dinâmica de apresentação, os/as adolescentes expressaram seus sentimentos diante de uma sociedade opressora e excludente. Apesar de se considerar uma “pessoa de bem” Soraya (nome fictício) diz que, por já ter cometido ato infracional, muitas pessoas a estigmatizam com uma visão preconceituosa. “Eles se acham uma pessoa diferente de nós. Nós somos umas pessoas fora do mundo deles”, argumenta ela.



 O projeto

Apoiado pela União Europeia, o projeto de Apoio à Reintegração de Adolescentes e Jovens Egressos do Sistema socioeducativo objetiva contribuir na efetivação dos direitos e fortalecimento das redes de serviços voltadas para a promoção da cidadania de adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo. O trabalho é desenvolvido com adolescentes e jovens da Região Metropolitana de Belém, oportunizando a reintegração à convivência familiar e comunitária, o desenvolvimento de suas competências e habilidades e o acesso a direitos e políticas públicas.

Fonte: UNIPOP

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca