ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Beyond

Membro do CDDH lança livro sobre a criminalização da juventude no dia 14/11

10/11/2014

No próximo dia 14 de novembro às 18h30, Rafael Coelho Rodrigues, psicólogo e membro da coordenação executiva do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH),  lança o livro“Juventude como Capital: A questão criminal e os projetos sociais frente às políticas para os jovens vulneráveis" (Editora Juruá). O lançamento acontece na sede da organização, em formato de evento 'Diálogos CDDH', que prevê ainda, a realização de mesa de debate sobre a temática da obra e a apresentação do Coral Nheengarecoporanga (CDDH), com a regência de Carlos Völker Fecher. 

Além do autor estarão presentes também Maria Lívia do Nascimento (Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF), Kátia Aguiar  (professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF) e Estela Scheinvar (Professora do programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ), que irão compor a mesa de discussão, aberta ao público em geral e com entrada franca.

Este é o segundo livro de Rafael Coelho e foi elaborado a partir da tese de doutorado em Psicologia, realizada na UFF. Nele o autor aprofunda a pesquisa divulgada no primeiro livro (“O Estado penal e a sociedade de controle: O Programa Delegacia Legal como dispositivo de análise”, da Editora Revan), que busca evidenciar a junção das esferas penal e social.

 

Em "Juventude como Capital' o autor se concentra na análise do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), implantado pelo Governo Federal, com objetivo de unir a segurança pública aos projetos sociais voltados para jovens  pobres e negros, ou ‘ quase negros de tão pobres’, como cita o autor. 

Com o foco na relação entre criminalidade e pobreza, Rafael realiza um trabalho de pesquisa  em comunidades do Rio de Janeiro, a partir da ‘análise da implicação’.  Com a hipótese da construção do jovem como projeto, o psicólogo faz o acompanhamento de ações que defendem a lógica Penal como política Social e do resultado de tais iniciativas para os jovens diagnosticados como vulneráveis e em risco social.

“O que podemos pensar a partir da recusa dos jovens em fazer da sua vida, capital humano e de rentabilização para o capital? O que está imperceptível, invisibilizado, nos atuais discursos, políticas e técnicas para a juventude empobrecida?”, indaga Rafael.  Indo além das críticas às políticas de enfrentamento, o autor revê os próprios olhares e convida o leitor a fazer o mesmo.

Rafael Coelho Rodrigues é professor, pesquisador, Doutor em Psicologia e faz parte da Coordenação Executiva do CDDH.

 



Lançamento do livro ‘Juventude Como Capital’

Editora: Juruá

Autor: Rafael Coelho Rodrigues

Dia: 14/11

Horário: 18h30

Local:Centro de Defesa dos Direitos Humanos

de Petrópolis  (CDDH)

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, n°400, centro, Petrópolis-Rio de Janeiro.

Fonte: CDDH

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca