ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil

Fórum de entidades negras da Bahia homenageia Mário Gusmão na 14ª Caminhada da Liberdade ao Pelourinho

13/11/2014

Entre as atividades de comemoração do Novembro Negro 2014 estão os eventos promovidos pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, que este ano realiza no dia 18, às 17h30, no Museu Afro da Universidade Federal da Bahia- UFBA, no Terreiro de Jesus, uma Roda de Dialogo sobre o ator e ativista Mário Gusmão, já falecido, e no dia 20, a partir das 15h, a já tradicional Caminhada da Liberdade ao Pelourinho, onde o principal homenageado também será o ator baiano.

rodada de discussões do dia 18 vai contar com convidados de destaque e será aberta ao público, quando o principal objetivo vai ser relembrar e refletir sobre os momentos e as ações do ator, uma das mais importantes referências para o cenário cultural e político brasileiro, mas mais especialmente para o Movimento Negro baiano.

O Fórum de Entidades Negras da Bahia encerra as comemorações do mês no dia 20, com a realização da 14ª Caminhada da Liberdade do Curuzu ao Pelourinho, MARIO GUSMÃO O ZUMBI DA BAHIA, com concentração a partir das 15h na entrada do Curuzu e que, como nos anos anteriores, contará com a participação dos principais blocos afro do Brasil e um público expressivo, percorrendo o circuito Liberdade- Centro Histórico.

MÁRIO GUSMÃO (1928-1996)

O ator baiano Mário Gusmão nasceu na cidade de Cachoeira no dia 20 de janeiro de 1928 e morreu em Salvador, em 20 de novembro de 1996. Começou a vida como servente, num presídio da capital baiana, mas a curiosidade pessoal e o estímulo da família fizeram com que se dedicasse aos estudos, superando as adversidades e conseguindo ser o primeiro negro formado na Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

É considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios, onde durante sua estadia na região na década de 80 surgiram várias entidades importantes para a história de luta do movimento negro.

Em 68 anos de vida foi intensa a produção artística de Mários, tendo participado de dezenas de peças de teatro, novelas e seriados da televisão brasileira, assim como atuou em dezesseis filmes, além de inúmeros espetáculos de dança.

Mário Gusmão ganhou destaque no cinema através dos filmes produzidos por com Glauber Rocha, no período de maior efervescência cultural do país. Apoiou a formação dos mais tradicionais blocos afros de Salvador e já na década de 80, revelou artistas do interior do estado.

Fonte: Fórum de Entidades Negras da Bahia

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca