ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Action2015

CMDCA de Nova Iguaçu apresenta o Mapa dos Direitos da Criança e do Adolescente

13/11/2014

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu (CMDCA) em parceria com o Projeto Construindo em Rede – Plano Municipal pela Primeira Infância, apresentou na tarde da última sexta-feira, dia 07 de novembro de 2014, o Mapa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu – MapaDCA.

O evento aconteceu no Auditório do Ministério Público de Nova Iguaçu e contou com a participação de mais de 70 pessoas, representando organizações governamentais e não-governamentais, dentre elas: a Solidariedade França-Brasil (SFB), representada pela pedagoga Denize Mariano; a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), representada na ocasião por Simone Valadares do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip); a Associação dos Conselheiros Tutelares de Nova Iguaçu (ACTNI), representada pelo Conselheiro Tutelar Leobaldo Victorino; o Núcleo de Creches e Pré-escolas Comunitárias da Baixada Fluminense (Nucrep), representado por sua presidente Joseni de Fátima; o CMDCA, representado pela presidente em exercício Solange Brito; a Subsecretaria dos Conselhos Municipais, representada pela Coordenadora Nair Rabelo e o Instituto C&A e a ONG Oficina de Imagens, representados pelo assessor Adriano Guerra.


O MapaDCA é uma plataforma online, desenvolvida pela ONG Oficina de Imagens, que contribui para a produção de um diagnóstico da situação das políticas públicas para a infância e a adolescência no município.
 De acordo com Adriano Guerra, a plataforma tem acesso aos Conselhos de Direitos dos municípios, de forma totalmente gratuita. “São diversas questões, na sua maioria de múltipla escolha, divididas em dez temas. Os representantes entram com os dados e as informações e após todo o preenchimento o sistema produz um relatório sobre a situação apresentada”, explicou Adriano.

Além do MapaDCA, foi apresentado também o “Instrumento de Diagnóstico Situacional da Primeira Infância de Nova Iguaçu”. Ambos os documentos foram elaborados pela Comissão Temporária de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do PMPI-Nova Iguaçu – Coama, como parte integrante do projeto “Construindo em Rede”, vinculado à proposta da Rede Nacional Primeira Infância e aprovado pelo Instituto C&A. Este projeto foi concebido e é desenvolvido pela SFB, articulado com o CMDCA, ACTNI e Nucrep, entre outros.

Fonte: SFB

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca