ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP

Jovens quilombolas se mobilizam para ações culturais e produtivas

24/11/2014



Iniciado no segundo semestre de 2014, o Projeto Juventude Quilombola desenvolve suas primeiras ações e já se consolida como uma ação pioneira no Território de Irecê. Em pouco mais e dois meses de atividades a iniciativa, que conta com o patrocínio da PETROBRAS, já mobilizou e cadastrou os duzentos jovens que participarão das ações propostas.

Segundo a coordenação do Projeto, os jovens já estão participando das discussões, e, coletivamente, estão se preparando para as primeiras atividades produtivas e culturais. A idéia é que nos próximos dias, os jovens já encabecem as primeiras ações de fortalecimento de sua identidade e cultura e, posteriormente, passem para as primeiras atividades de caráter produtivo.

De acordo com Vinicius Machado, coordenador do Projeto pelo CAA, o trabalho já rende seus primeiros frutos e tem tudo para se consolidar ainda mais na região como uma ação pioneira. “Mais uma vez o CAA toma a dianteira e executa um projeto audacioso em nossa região. O trabalho com as comunidades quilombolas é gratificante, pois, já nos seus primeiros resultados, nos mostra o quanto esse tipo de desafio é importante”, afirmou Machado.

Para Mário Jacó, Coordenador Executivo do CAA, o Projeto Juventude Quilombola marca uma nova etapa no trabalho da Entidade em prol da convivência com o Semiárido, pois, com suas ações de âmbito cultural, social e histórico, insere uma dimensão qualitativa na execução dos Projetos. “Essa busca pela qualidade sempre esteve nos objetivos do CAA. Nós não somos meramente construtores de cisternas, construímos também cidadania”, afirmou Jacó ao reforçar o papel político dos Projetos de cunho social.

Sobre o Projeto - Previsto para durar dois anos, o Projeto Juventude Quilombola visa capacitar jovens Quilombolas para a gestão de Unidades Produtivas Familiares e Empreendimentos Econômicos solidários em suas comunidades, potencializando suas ações a partir da produção agroecológica e beneficiamento dos produtos da agricultura familiar. O projeto visa ainda estimular o ingresso e incremento dessa produção em mercados institucionais, locais e territoriais.

Outro enfoque importante será o desenvolvimento de ações qualitativas para o fortalecimento da Identidade Cultural Quilombola e Afrobrasileira dos jovens envolvidos no Projeto, através de processos educativos, sócio-organizativos e políticos locais, que evolverão as lideranças e toda a comunidade.

De acordo com informações da Coordenação do CAA, o Projeto juventude quilombola é pioneiro na região, pois se propõe a atuar em diversas vertentes na realidade dos grupos quilombolas do território de Irecê – grupos estes que, ao longo da história, vem se deteriorando frente aos diversos processos de exclusão, migração e colonização que estão expostos.


Fonte: CAA

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca