ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE

Famílias agricultoras conhecem experiências inovadoras na Bahia

28/11/2014

Conhecer, trocar saberes e experimentar novas vivências, assim é a rotina entre as famílias agricultoras que participam das atividades de intercâmbio, que, dessa forma, têm a oportunidade de ampliar entre elas o conhecimento e as práticas relacionadas à convivência com o Semiárido.  
                      

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro o Intercâmbio Interestadual realizado na Bahia reuniu dezenas de famílias sertanejas, assessoradas pela ONG Chapada e beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido, em parceria com o BANCO Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Instituto Regional de Pequena Agropecuária Aplicada (IRPAA) articulou as VISITAS e recebeu as famílias. Durante os três dias, o público participante pode visitar propriedades como a do senhor Marcio Passos, que desenvolve uma experiência diferenciada na criação de pequenos animais, com galinha caipira e caprinos. Atentas aos ensinamentos, as famílias puderam aprender sobre técnicas de manejo, alimentação e higienização das aves, além de anotar dicas sobre associativismo, desenvolvimento comunitário e comercialização.

Com 675 cabeças de galinha e uma produção diária de 500 ovos, a família do produtor visitado, também possui uma cisterna-calçadão, através do (P1+2) e mostrou as vantagens e o crescimento do negócio com a comercialização dos seus produtos nos frigoríficos da cidade e também na comunidade.

Na VISITA à CASA de Dona Ângela observaram uma pequena criação de caprinos, a partir da qual a família desenvolve o beneficiamento do leite com a produção de queijo,  iogurte e doces para o consumo e comercialização. Contando com a criação de 05 cabras produzem diariamente 10 litros de leite, reaproveitando resíduos de soro, destinado para a alimentação dos animais. Os agricultores visitantes aproveitaram a oportunidade para degustar e comprar os produtos.

As experiências incluíram a visita a uma comunidade indígena, onde conheceram práticas de associativismo, através do relato das lideranças locais, que por meio de estratégias de articulação e da união entre as famílias alcançaram melhorias importantes para a comunidade na área da saúde e educação.

Entre os espaços de visitação, destacou-se a experiência da comunidade que com 40 associados, mantém uma produção orgânica com certificação e a comercialização de produtos como MANGA, acerola e galinha caipira para outros países. Nesta comunidade foi possível aprender sobre os impactos negativos do uso de agrotóxico e sobre a importância de se utilizar defensivos naturais para combater pragas e cuidar da saúde.

Além de conhecer o desenvolvimento de atividades de plantio consorciado de cana-de-açucar e mandioca, uso de esterco caprino na compostagem e os procedimentos de ensilagem para a alimentação animal, os visitantes estiveram no Centro de Formação do IRPAA, em VISITA às implementações hídricas (barreiro trincheira, cisterna-calçadão, Bomba de Água Popular (BAP)) e aos canteiros econômicos.

Um dos momentos finais do encontro foi a palestra sobre o eixo clima e água proferida pelo técnico do IRPAA, André Rocha que enfatizou a discussão sobre a consolidação da convivência com o Semiárido, problemática, desafios e perspectivas. As famílias puderam interagir relatando sobre os procedimentos de manejo da água e colaborando com construção de propostas de forma participativa.

Fonte: CHAPADA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca