ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Semana de Direitos Humanos do Pará: veja programação

03/12/2014

Um coletivo de entidades da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos de estudos sobre a temática e Universidade Federal do Pará se une no ano de 2014 para comemorar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e que delineia os direitos humanos básicos, sendo adotada pela ONU em 1948 (A/RES/217). Seu nascedouro foi marcado pelo abalo que o mundo sentiu com o Holocausto e a Barbárie cometida na 2ª guerra mundial e com isso um conjunto de países decidiram construir um mundo sob um novo alicerce, a DIGNIDADE HUMANA, evitando guerras e a promoção da paz e a democracia, fortalecendo os Direitos Humanos.

 

Por sua vez, O Brasil do século XXI convive com muitas contradições sociais e a Amazônia vem sendo palco de diversos conflitos nos diversos espaços socioambientais, seja nas cidades, seja no campo, florestas e rios. As violações de Direitos Humanos, vão desde os altos índices de violência e assassinatos de jovens negros de periferias e trabalhadores rurais e lideranças sociais, como a degradação socioambiental oriunda de grandes projetos que, não raramente, afetam as populações tradicionais. As políticas públicas não priorizam as demandas e urgências oriundas das diversas violações de Direitos Humanos.

 

O Pará, por sua vez é um estado rico com uma população pobre, tendo o pior IDH do Brasil com deficiências nas áreas de saneamento, educação e segurança pública. Nos últimos anos, os defensores e defensoras de Direitos Humanos vem sendo confrontados com projetos desenvolvimentistas na Amazônia que  criminalizam e desqualificam suas lutas. O Machismo, Homofobia e Racismo, infelizmente constitutivos na formação do Estado e sociedade brasileira vem se intensificando, além de movimentos ultraconservadores que pautam situações violadoras de Direitos Humanos como a redução da maioridade penal, endurecimento de penas e discurso moralizantes que segregam grupos e temas como LEGALIZAÇÂO DO ABORTO, HOMOSEXUALIDADE, REFORMA AGRÁRIA, QUESTÃO INDIGENA, QUILOMBOLA E CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DA JUVENTUDE.

 

Desta forma, os movimentos sociais, de direitos humanos, da criança e adolescente, em defesa da mulher, em defesa da diversidade religiosa e culturais, da reforma agrária, reforma urbana, LGBT´s, de defesa da Juventude na cidade de Belém, Pará se reúne em defesa da DIGNIDADE HUMANA NA AMAZONIA.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

 

DIA 05\12\2014

09h: COLETIVA COM A IMPRENSA – SEDE DA SDDH OBJETIVO – DIVULGAR E PAUTAR A IMPORTANCIA DA AGENDA DOS DIREITOS HUMANOS, AS DISCUSSÕES, DEMANDAS E RECOMENDAÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, ACADEMIAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA O ESTADO E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE.

 

17h: LANÇAMENTO DO LIVRO “DIREITOS HUMANOS E VULNERABILIDADE NA AMAZONIA, Organizadora: LUANNA TOMÁZ DE SOUZA, Professora UFPA e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Pa. – AUDITÓRIO CESUPA (Avenida Alcindo Cacela, 1523, Belém/Pa)

 

17:30h: VIGILIA PELA VIDA – EM MEMÓRIA DOS MORTOS N CHACINA DO DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2014 EM BELÉM/PA. LOCAL: PONTE DO TUCUNDUBA – TERRA FIRME.

 

DIA 07\12\2014:

15:00H - FORUM LANDI - NA PRAÇA DO CARMO - PROJETO CIRCULAR - ATO INAUGURAL DA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS (COLETIVO DE ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS) CONTRA O EXTERMINIO DA JUVENTUDE NEGRA DAS PERIFERIAS.

 

15:30 AS 18:30H – PROGRAMAÇÃO CULTURAL PROJETO CIRCULAR - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS E FILMES SOBRE DH E AMAZONIA COM DEBATES. PROMOÇÃO: LAJUSA E ENTIDADES PARCEIRAS

 

DIA 09 A 11/12/14: IV FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.facebook.com/lajusa.amazonia: AUDITORIO ICJ/UFPA: PROMOÇÃO - LAJUSA E ENTIDADES PARCEIRAS

 

 

 

 

DIA 10 a 12/12/14 - III CONGRESSO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS NA AMAZONIA: PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 www.facebook.com/lajusa.amazonia: AUDITÓRIO DO ICJ/UFPA: PROMOÇAÕ: LAJUSA E ENTIDADES PARCEIRAS.

 

DIA 10\12\2014 - DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

 

MANHÃ - 09H. CARAVANA DE DH – Concentração VER O PESO em direção a ALEPA, TJE/Pa E GOVERNO DO PARÁ – Entrega de documento sobre DH no Pará e recomendações   (COLETIVO DE ENTIDADES E SDDH)

 

TARDE – EVENTO COM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS BELÉM – PROMOÇÃO: COMISSÃO DE DH ALEPA.

 

NOITE: SOLENIDADE DE ENTREGA DO PREMIO JOSÉ CARLOS CASTRO DE DIREITOS HUMANOS E LANÇAMENTO DA CONFERENCIA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS PELA OAB. Informações no site: www.oabpa.org.br

 

DIA 12\12\2014 - 18:30H -  Conferência de Encerramento do III Congresso Internacional de Direitos Humanos na Amazônia:  “Funciones y retos de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos” - Emilio Alvaréz Icaza (Secretario Executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH) – promoção: LAJUSA E ENTIDADES PARCEIRAS.


DIA 12\12\2014 – 8:00h - Seminário Juventude e Direito à cidade e Justiça ambiental –  programação e

 Local no fone: (91) 4005 3773 e amazonia@fase-pa.org.br

 

DIA 13/12/12

 

8.30 as 18.00h - SEMINÁRIO SDDH - SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS – CENTRO SOCIAL DE NAZARÉ – programação completa: www.sddh.org.br e jornalresistenciaonline.blogspot.com.br

 

 

 

COLETIVO DE ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS ENVOLVIDOS

 

  • Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH)
  • Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA/Emaús)
  • Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC)
  • Movimento Nacional de Direitos Humanos – Regional Amazônia II
  • CENTRO DE ESTUDOS E DEFESA DO NEGRO E DA NEGRA DO PARÁ/ CEDENPA.
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Pa) Comissão de Direitos Humanos
  • Laboratório em Justiça Global e Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA)
  • Grupo de Estudos Direito Penal e Democracia (UFPA)
  • Conselho Regional de Psicologia (CRP10)
  •  Grupo de Pesquisa Transversalizando (UFPA)
  • Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kaiapó (NAJUPAK)
  • Ativistas do "Do luto à luta: a periferia resiste!"
  • Movimento Xingu Vivo Para Sempre
  • Projeto Tela Firme - Terra Firme
  • Movimento de Mulheres de Altamira
  • Movimento de Mulheres de Barcarena.
  • Movimento de Mulheres d Moju.
  • RECID/PA
  • FORUM DE MULHERES DA AMAZONIA PARAENSE.
  • FASE-PA

 

Contatos – sddh@sddh.org.br

Fone 32251950 ou 981577069

Fonte: SDDH

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca