ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

Após 10 anos, municípios ainda precisam se adaptar ao Decreto da Acessibilidade

17/12/2014

As linhas de ônibus interestaduais e internacionais têm até janeiro do ano que vem para se adequarem às regras ou saem de operação

Em dezembro, completa-se 10 anos do prazo para que se cumpra o chamado Decreto da Acessibilidade, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Nele são tratadas várias formas de acessibilidade, como a física, arquitetônica, informacional e atitudinal.

As discussões acerca da acessibilidade foram feitas em 2000, quando foram sancionadas as leis 10.048 e 10.098, mas só regulamentadas quatro anos depois, em dezembro de 2004, quando se estabeleceu prazos para que órgãos públicos e privados se adaptassem às novas exigências.

Entre as medidas, estavam a implantação de acessibilidade em prédios e equipamentos urbanísticos, a adaptação da frota do transporte coletivo e a reserva de 2% das vagas de estacionamento para veículos transportando pessoas com necessidades específicas.

Apesar dos avanços visíveis, ainda existem muitas barreiras no caminho. Pouquíssimos municípios conseguiram adaptar as frotas de ônibus completamente. Na capital paulista, por exemplo, 75% dos ônibus são acessíveis e no Recife, a porcentagem é de 66%.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pouco mais da metade das linhas interestaduais e internacionais estão adaptadas. Elas têm até janeiro para se adequarem às regras ou serão proibidas de circular.

Fonte: Brasil de Fato

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca