ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • ALOP

Em intercâmbio, agricultores/as experimentam conhecimentos em agroecologia e agrofloresta

19/12/2014

A prática dos intercâmbios tem se consagrado cada vez mais como uma iniciativa de fundamental importância para a troca de saberes entre as famílias agricultoras do Semiárido brasileiro. E foi por este motivo, portanto, que 30 agricultores/as partiram dos municípios de Santa Filomena e Trindade, Sertão do Araripe, em Pernambuco, para os municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda e Crato, região do Cariri, no Ceará, em busca de experiências exitosas no campo das estratégias de convivência com a região semiárida, produções agroecológicas e acesso a mercados.

Entre o público participante do intercambio interestadual, que durou de 11 a 12 de dezembro, estavam agricultores e agricultoras de famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com execução da ONG Chapada. 

Na primeira experiência, na Serra do Lírio, no município de Santana do Cariri, os/as agricultores/as pernambucanos/as conheceram a propriedade do casal Valdomiro e Damiana, onde há um sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) que uni o cultivo de alimentos agroecológicos com a criação de pequenos animais, a exemplo da galinha caipira. Para ajudar no cultivo, o casal utiliza a água da cisterna-calçadã. No local também tem um viveiro para a produção de mudas de plantas medicinais, frutíferas e nativas.

Ainda no período da manhã, o grupo seguiu para conhecer a casa de farinha mantida pela Associação de Agricultores/as da Serra do Catolé que desenvolve um trabalho comunitário de fabricação de farinha a partir da mandioca cultivada agroecologicamente com a água da cisterna Chapéu de Padre Cícero – tecnologia social semelhante à cisterna-calçadão que foi adaptada para pequenas propriedades. Após fabricado, o produto é comercializado nas feiras agroecológicas, população local e para os demais interessados.   

Os/as participantes do intercâmbio também tiveram a oportunidade de conhecer um sistema agroflorestal implantada por Zé Arthur e dona Bastinha no terreno do casal, no Sítio Lagoa dos Patos, em Nova Olinda, que não é brocado nem queimado há 15 anos. Segundo o agricultor, esta é uma forma de conviver com o Semiárido e com a natureza. Ele acrescenta também que a diversificação é a prática que permitirá ter produtos variados o ano inteiro. Tudo que cortam é deixado sobre o solo para virar adubo, aumentar a umidade e proteger a terra.

Após conhecer diversas experiências na área de produção agroecológica e agroflorestal nos municípios cearenses Santana do Cariri e Nova Olinda, o intercâmbio proporcionou aos pernambucanos uma visitação à Feira Agroecológica do Crato que é acompanhada pela Associação Cristã de Base (ACB), onde 16 famílias comercializam seus produtos todas às sextas-feiras a partir das 5h.

De acordo com uma das participantes do intercâmbio, Heleneide de Sousa, de 52 anos, as experiências visitadas despertou ainda mais a vontade dela cultivar alimentos agroecológicos junto com a criação de animal, principalmente ao observar o sistema PAIS. “Quando eu chegar no meu município (Santa Filomena) eu vou incentivar minhas colegas e meus companheiros para fortalecer os trabalhos nas hortas para pudermos criar também uma feira agroecológica e assim ter uma segurança alimentar e gerar renda para nós”, comenta entusiasmada a agricultora. 

Fonte: CHAPADA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca