ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP

Pré-lançamento do Fazer é Pensar: Que cidade queremos?

28/01/2015


No dia 4 de Dezembro de 2014, a ONG Cidade e o IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil) deram início ao projeto Fazer é Pensar: Que cidade queremos?

O evento realizado no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS, foi o pré-lançamento da série de eventos que ocorrerão em 2015 com diversas temáticas sobre a vida urbana.

Entendendo que a cidade se constrói através da prática cotidiana de seus cidadãos e da reflexão que estes fazem sobre seu espaço o Fazer é Pensar propõe eventos, divididos em 10 temáticas, que abordam muitas das problemáticas urbanas atuais, tomando como ponto de partida a nossa cidade, Porto Alegre.

A ideia é propor debates sobre a cidade que queremos partindo não da crítica da cidade atual, o que muitas vezes pode conferir um caráter negativista ao momento, mas sim centrando o debate nas experiências reais que estão transformando positivamente nosso meio e alçando nossa cidade a transformar-se numa cidade mais digna, justa e igualitária.

A proposta consiste ainda de eventos encadeados durante o ano todo que abordem tanto a teoria quanto a prática de cada temática. Então, por exemplo, a temática de Patrimônio Histórico pode ser abordada em debates mas também numa saída de campo. A temática Resíduos pode ser abordada em discussão mas também com a construção por mutirão de uma composteira ou uma visita a centro de triagem, etc.

O pré-lançamento da proposta gerou frutos muito positivos. Com cerca de 20 participantes foram debatidas as temáticas de Resíduos Urbanos, Mobilidade Urbana, Cultura e Patrimônio Histórico.

Foram tirados encaminhamentos, subtemas e propostas de atividades para cada temática entre os presentes. O evento contou com um público bem diversificado, o que conferiu um caráter bastante amplo aos debates. Estiveram presentes representantes do SENAC-RS, do grupo de teatro de rua Oigalê (parte do Condomínio Cênico do Hospital Psiquiátrico São Pedro), do TransLAB Laboratório Cidadão, do Pasárgada – Oficina de Sustentabilidade, do Vila Flores entre outros.

O trabalho continua na organização dessa série de eventos pro ano que vem, aproximando parceiros e aproximando pessoas, em busca da resposta mais inclusiva possível à pergunta que não quer calar há muito tempo em Porto Alegre: Que cidade queremos?
Baixe aqui.

Fonte: ONG CIDADE

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca