ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE

II Módulo de Formação de Agentes de Ater lança olhar sobre a agricultura camponesa no território do Araripe

06/02/2015

Terminou nessa quarta-feira, 28, o II Módulo de Formação de Agentes de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural; com o tema “Processos econômicos da agricultura familiar camponesa, agroecológica, políticas públicas e territórios”. Aproximadamente 30 técnicos e técnicas que irão acompanhar as 1.800 famílias agricultoras beneficiadas com as Chamadas de Assistência Técnica na região, participaram da ocasião.
DSC_1186

Com o objetivo de avaliar a dimensão econômica dos agroecossistemas familiares em relação à produção e a importância da agroecologia e das políticas públicas de fortalecimento da agricultura camponesa nas suas trajetórias de desenvolvimento; o curso abordou o estudo do território do Araripe no âmbito da economia agrícola, social e política nos momentos de discussão e realizou ações práticas, tal como visitas às famílias agricultoras para caracterização de uma assessoria.

“É minha primeira experiência em uma Chamada e vejo que a gente aprendeu muito, nesse curso, de como se relacionar com os agricultores a partir da assistência técnica e através das políticas públicas. Eu espero levar mais conhecimento aos pequenos agricultores, principalmente em relação ao semiárido” afirmou Sheyla da Conceição; técnica da Chamada da Agroecologia.

A capacitação é uma realização do Núcleo de Agroecologia e Campesinato – NAC e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS da Universidade Federal Rural de Pernambuco; junto com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá; o Caatinga e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA.

Fonte: CAATINGA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca