ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

Cartilha “Prevenção Combinada: Barreiras ao HIV” é relançada pela ABIA

09/03/2015



Originalmente editada em 2010 pelo Grupo de Incentivo à Vida (GIV), será relançada nesta segunda-feira (09/03), na sede da ABIA, a cartilha “Prevenção Combinada: Barreiras ao HIV”. A publicação é uma das primeiras sobre o assunto no país e foi relançada pela primeira vez pela ABIA em 2011. A nova versão, atualizada por Juan Carlos Raxach com a contribuição de Jorge Beloqui (GIV) e Veriano Terto Jr. (UFRJ), traz informações sobre novos métodos de prevenção e as possibilidades de uso combinado. “O material é muito relevante e necessário para o atual momento da resposta a AIDS e ao HIV”, afirma Raxach.

Para o coordenador de projetos da ABIA, Vagner de Almeida, “a versão atualizada sobre prevenção combinada oferece um novo leque de possibilidades, que permite analisar novas e estratégicas maneiras de profilaxia, que sirvam de barreira ao HIV”. O objetivo da cartilha é oferecer, divulgar e democratizar as informações relacionadas à epidemia do HIV e da AIDS no Brasil. “A maneira como a cartilha evidencia novos métodos de prevenção para além da camisinha, como circuncisão, PrEP (Profilaxia Pré Exposição), PEP( Profilaxia Pós Exposição), e o tratamento como prevenção, é o que faz dela uma cartilha pioneira”, afirma Almeida.

Outro ponto destacado por Almeida, foi a necessidade de se falar sobre prevenção combinada num momento em que a “onda” do barebacking é hoje uma das principais preocupações das ONGs AIDS. Segundo ele, a polêmica “chegou muito nocivamente ao público e precisa ser devidamente esclarecida, e por isso, a cartilha é uma ferramenta importante no combate à estigmatização massiva dos soropositivos”.

O lançamento da cartilha “Prevenção Combinada: Barreiras ao HIV” será no dia 09/03, às 18h, na sede da instituição, no Centro (RJ). O evento faz parte das ações positivas do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA e contará com a participação de convidados da esfera governamental e não-governamental. O apoio é da Mac AIDS Fund. A tiragem é de quatro mil exemplares.

Fonte: ABIA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca