ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE

Campanha “Direitos humanos, mais diretos. E mais humanos”

17/03/2015



Campanha de comunicação da Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e do Caribe difunde, com casos reais de Uruguai, Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, como a sociedade civil organizada contribuiu para o fortalecimento da democracia em seus países.

A Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e do Caribe lançou – como parte de um projeto regional coordenado pela ACCIÓN desde 2013 – uma campanha de comunicação regional que busca conscientizar os cidadãos e cidadãs acerca do papel imprescindível que os movimentos sociais e a sociedade civil organizada têm na vida democrática de um país, e na geração, impulsionamento e defesa dos direitos humanos de todos os seus cidadãos.

Além disso, é uma oportunidade de compartilhar, como exemplo, alguns dos êxitos que diversas ONGs alcançaram nestes anos, com a intenção de que inspirem mais pessoas a juntar-se e a participar dessa tarefa que é trabalhar todos os dias por direitos humanos, mais diretos. E mais humanos.

O objetivo é divulgar, também, como as ONGs cumprem o papel de produzir e difundir conhecimento, abrir canais de participação, promover ideias e iniciativas que redundem em sociedades mais justas para todos e todas. Para isso, a cada país associa-se um conceito relacionado com o que caracterizou a contribuição da sociedade civil no aprofundamento de suas democracias.

Ver a campanha de comunicação aqui.

Sobre a Mesa de Articulação

A Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e do Caribe é uma aliança de plataformas nacionais e redes de ONGs de 13 países que buscam uma estratégia comum de influência junto a governos e setor privado. Para apoiar este objetivo, a Associação Chilena de Organizações Não-Governamentais (ACCIÓN), participante da rede, coordena um projeto regional que conta com o apoio da União Europeia.

Como parte dessa articulação, foram criados grupos de trabalho, mecanismos e propostas para gerar informação atualizada e ferramentas destinadas a fortalecer a capacidade dos membros da Mesa de influenciar na formulação de políticas relativas à sustentabilidade das OSCs e dos marcos jurídicos que as regem. Recentemente, o projeto publicou dois interessantes estudos. Um sobre o papel e outros sobre os mecanismos de financiamento das ONGs na América Latina (ver estudos na Biblioteca deste site).

Também se trabalhou na linha de intercâmbio e transferência a redes de outras regiões do Sul, fomentando sinergias e facilitando o diálogo estruturado entre redes da sociedade civil e suas organizações, buscando também reforçar as redes representativas em âmbito regional.

Ver website e estudos do projeto aqui.

Fonte: ACCIÓN

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca