ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Que Educação queremos?

23/03/2015

A Solidariedade França-Brasil realizou o 1º Encontro “Que Educação queremos?” com os Centros Comunitários no dia 06 de março de 2015. O objetivo foi apresentar ​e discutir a proposta do Programa de Formação Cuidar, Educar e Brincar para este ano.

Estiveram presentes 35 profissionais de 21 Centros Comunitários que atuam com crianças, adolescentes, famílias e comunidades dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias, Belford Roxo e Mesquita.

Foram apresentados vários temas possíveis e, através​ de dinâmicas de grupo e debates, os educadores avaliaram e selecionaram os temas mais relevantes – e sugeriram outros – para comporem os ciclos de formações que contribuirão para o aprimoramento profissional das práticas educativas realizadas nos Centros Comunitários.

​Os temas que mais despertaram o interesse foram: ”Educação Infantil e Cidadania”, ”Educação Popular e o lugar do educador”, ”O educador como mediador nas brincadeiras infantis”, ”Poética e InfânciaAfetividade e Sexualidade na Educação Infantil”, ”A visão da neurociência no desenvolvimento infantil”, ”Por dentro das políticas públicas” e ”Violência doméstica : por que é tão difícil lidar com ela?”, além de outros temas relacionados à Cultura de Paz.

Teremos muitas oficinas de formação este ano. As oficinas do programa serão realizadas através de atividades lúdico-vivenciais, reflexão, leitura de textos e debates, além de promoverem a possibilidade dos participantes conhecerem experiências bem-sucedidas dentro de cada tema. O ponto de partida são, sempre, as experiências práticas dos profissionais e adequação para a realidade na qual estão inseridos.

Na avaliação do dia, os participantes foram unânimes em considerar a importância do trabalho de formação continuada que a Solidariedade França-Brasil vem realizando ​há 29 anos com os profissionais de Educação Infantil na Baixada Fluminense.

Ao final do encontro, num ambiente de troca, participação e entusiasmo, todos​ sentiram-se motivados pelo ano que se inicia. Confraternizamos com um lanche coletivo e celebramos o Dia Internacional da Mulher com a distribuição de rosas para todos​ os presentes​.

Fonte: Solidariedade França-Brasil

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca