ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil

Site “Mapa de Feiras Orgânicas” do Idec ganha novo layout e funcionalidades

26/03/2015

 Novo site agora reúne localização de produtores, associações e cooperativas e permite maior interação com o usuário. De 2012 para 2014 número de feiras cadastradas subiu 340%, o que reforça o crescimento do setor.

 

Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) acaba de colocar no ar o site “Mapa de Feiras Orgânicas”. O Mapa, uma ferramenta de busca rápida, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil, ganhou novo layout e algumas funcionalidades.

Agora, além de mapear e cadastrar feiras orgânicas e grupos de consumo responsável, também possibilita a inclusão de informações de produtores, associações e cooperativas de produtos orgânicos e agroecológicos. A mudança permite uma maior proximidade entre consumidores e produtores, diversificando as possibilidades de compra de produtos orgânicos e encurtando o caminho do alimento até à mesa.

Lançado em 2012, a relevância do site de Mapa de feiras Orgânicas tem crescido ano após ano. Em dezembro de 2014, o número de feiras cadastradas cresceu cerca de 340%, em comparação com 2012. Há dois anos, eram 119 feiras e 29 grupos de consumo. Hoje, são mais de 413 feiras e 49 grupos de consumo cadastrados na ferramenta. Outro número importante está na quantidade de pessoas que acessam o site por mês: mais de 10 mil pessoas. De acordo com o cadastro, já são mais de 130 cidades em 24 estados do Brasil com feiras orgânicas.

“Como o foco da ferramenta é a localização de alimentos orgânicos de forma rápida e cada vez mais próxima dos consumidores, a iniciativa tem tudo para facilitar o acesso a esse tipo de produto, e também baratear seu custo, na medida em que ampliamos as possibilidades de compra. Essa compra, seja diretamente do produtor ou por meio das feiras, grupos de consumo e associações facilita a compra de produtos mais frescos e possibilita ao consumidor conhecer como e onde são produzidos aqueles alimentos”, avalia Renata Amaral, pesquisadora em Consumo Sustentável do Idec.

O Mapa de Feiras Orgânicas tem o apoio da Oxfam International.

Outras novidades do site

Além da atualização do layout e inclusão de novas funcionalidades, agora também é possível colaborar e interagir com a ferramenta por meio do envio de comentários, fotos e avaliação de itens. Mais fácil de navegar e com foco no encontro de pontos próximos ao consumidor, o Mapa agora também conta com interface de fácil utilização em celulares e tablets.

No site, o consumidor ainda pode encontrar o endereço de feiras especializadas e grupos de consumo responsável, informações de horários de funcionamento e dos produtos regionais encontrados nesses locais. Além disso, o mapa mostra quais são as frutas, verduras e legumes da estação em cada região.

Fonte: Idec 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca