ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Fórum EJA pede explicações sobre queda nas matrículas em São Paulo

03/08/2010

O Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo, formado por entidades como Ação Educativa e Instituto Paulo Freire, enviou à Secretaria Estadual de Educação paulista – em 26 de junho – um requerimento para obter informações oficiais sobre a oferta de turmas de EJA em 2010. O que motivou o Fórum a procurar esses dados foi uma reportagem assinada pela jornalista Sarah Fernandes, no site do Portal Aprendiz.

De acordo com informações publicadas na matéria, divulgada no dia 18 de maio de 2010, houve uma queda de 19% nas matrículas de EJA no Estado de São Paulo. Segundo dados atribuídos à Secretaria da Educação, as matrículas passaram de 381.866 em 2009 para 307.644 em 2010.

O pedido do Fórum, além de que sejam informados os dados oficiais quanto às matrículas em EJA, é o de, se confirmada essa redução, obter uma avaliação da Secretaria e verificar se há alguma medida no sentido de reverter o eventual problema. Até o momento, a Secretaria não se manifestou em relação ao documento enviado.

 

Problema antigo

No final de 2009, o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo recebeu informações sobre uma suposta reorganização da oferta dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estaria em curso nas escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo. Isso resultaria no fechamento de salas de EJA em diversas unidades escolares. O mecanismo utilizado para esta redução seria a política de concentração das salas e vagas em EJA em escolas-pólo, ou “nucleação” da oferta nas escolas da rede estadual de ensino. Assim, seria reduzida de forma drástica a quantidade de escolas a oferecer a modalidade EJA no ano letivo de 2010.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca