ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Começa nesta terça-feira evento de celebração dos 25 anos do Irpaa

14/04/2015

Nesta terça-feira (14), a partir das 19:30h, acontecerá a abertura da Semana de Celebração dos 25 anos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa. O evento, que vai de 14 a 18 de abril no Centro de Cultura João Gilberto e Centro de Formação D. José Rodrigues, reunirá um público fixo de aproximadamente 300 pessoas do Semiárido brasileiro para participar de espaços de discussão política, feira, mostra cultural, lançamento de publicações e celebração religiosa.



No primeiro momento, será exibido o vídeo institucional “25 anos trabalhando pela Convivência com o Semiárido” e em seguida será composta a mesa para solenidade de abertura. A animação cultural da noite ficará por conta do Corpo de Dança do Sesc Pernambuco com a apresentação do espetáculo “Fuá na casa de Zé Mané”.

Na quarta-feira (15) a manhã está reservada para atividades lúdicas com crianças de escolas municipais de Juazeiro e para mini-cursos temáticos relacionados aos eixos de atuação do Irpaa: água e clima; terra, educação contextualizada; produção apropriada e comunicação. Os diversos olhares sobre o Semiárido serão apresentados também em uma mesa a partir das 14h, com a participação de instituições como AART, Embrapa, Univasf e Insa.

Celebrando passos para uma Política de Convivência

Nos dias 16 e 17 acontecerá o Seminário “Política de Convivência com o Semiárido”, momento que tem por objetivo discutir a temática a partir da visão dos/das agricultores/as que vivenciam a proposta na prática, de organizações que defendem este modelo de desenvolvimento e dos governos. No dia 16 estará em destaque a superação do paradigma do combate à seca pela consolidação da Convivência como Semiárido e experiências institucionais de parceiros como Cáritas Brasil, Sasop, Embrapa Semiárido. Já no dia 17, serão apresentadas cinco experiências resultantes do trabalho conjunto do Irpaa com as comunidades e/ou instituições parceiras.

Para debater a construção da Política Nacional de Convivência com o Semiárido haverá uma mesa na tarde do dia 17 com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues; chefe da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, representante da Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido, Miroval Marques, além de diretores/as do MDA.

Programação cultural

Toda a programação política será intercalada com intervenções artísticas, oriundas dos municípios do Território, com expressões de corais infantis, dança, capoeira, hip-hop, repente, samba-de-véio, teatro, cordel. Haverá ainda a Feira de Saberes e Sabores do Semiárido, espaço aberto ao público nas noites do dia 15 e 16.

No encerramento do evento, na noite do sábado (18) o público poderá prestigiar na Arena do Centro de Cultura João Gilberto o lançamento do CD Chão Brasileiro, de Roberto Malvezzi, momento que contará com a participação de artistas como Renan Mendes, Camila Yasmine, Banda Fé e Axé e os Caboclos.

Para o Coordenador Geral, Cícero Félix, o destaque do evento é a participação das/dos agricultoras e agricultores que são os protagonistas desta caminhada. Para o Irpaa, são as experiências, vitórias e esperanças de quem acredita, coloca em prática e defende a Convivência com o Semiárido que abrilhantarão este momento e que dão sentido a existência e crescimento do Irpaa ao longo desses 25 anos.

 

Veja aqui a programação completa.
 
Fonte: IRPAA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca