ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • MCCE

Emaús celebra a Via Sacra de Jesus

14/04/2015

O grupo teatral “Em graús em Cena”, assumindo o desafio de representar a Via Sacra, preparou uma encenação que pretende refletir a respeito da figura humana de Jesus.

Na montagem, a cada estação, o Cristo muda de forma, alternando-se os atores entre criança, adolescente, menino, menina, branco e negro em cada momento da encenação, levando a plateia a reconhecer nestes, crianças, adolescentes e jovens, o Jesus Cristo, o filho de Deus, os quais crucificamos, excluímos, e criminalizamos diariamente.

As falas e cenas tradicionais da conhecida saga ganham, assim, na versão encenada pelas pequen@s atrizes e atores do Emaús, uma interessante mudança do personagem principal, reforçado por uma nova concepção cênica.



A encenação percorre os vários espaços ao ar livre da “ Cidade de Emaús” (sede do Movimento de Emaús, no bairro Bengui), utilizados como cenários para retratar este momento de peregrinação e dor de Jesus Cristo, revelando o caráter humano e frágil do filho de Deus.

O Grupo de teatro “Emaús em Cena” é formado por crianças e adolescentes do Movimento República de Emaús. O grupo se apropriou do teatro como ferramenta de sensibilização para a reflexão acerca dos direitos humanos.

A apresentação da Via Sacra de Jesus, no dia 02 de abril, marca a superação de mais um desafio no trabalho do grupo, após as experiências acumuladas com outras produções cênicas, como o espetáculo “Alices no Brasil, País das Maravilhas” em que discutiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (2014); “Dignidade, um presente para o Bengui” (2013), que aborda a história de luta por dignidade dos moradores do bairro; e, o espetáculo “Pássaro João”, patrocinado pela Unicef (2012), que retratou a letalidade de jovens.

Ficha Técnica: 

Direção Geral: Cleice Maciel
Composição e Direção Musical: Wendel Raiol
Cantora: Vitória
Músicos: Meninos inseridos nas atividade de percussão, violão e violino
Figurino e Caracterização: Lúcia Barreira e Jô Rente
Cenografia: Jô Rente e Darivaldo Carvalho
Elenco: 30 integrantes do grupo “Emaús em Cena”

Fonte: Movimento de Emaús

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca