ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Jovens promoverão oficinas sobre relações de gênero e raça no ambiente escolar

22/04/2015

Debater as desigualdades e preconceitos que estão presentes na escola é o objetivo do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (Jade) – Em debate na Escola. O tema foi desenvolvido pela turma do Jade de 2014 ao longo da formação de oito meses e resultou em um vídeo, produzido pelos jovens.

Em 2015, três desses jovens irão levar o debate para escolas da região de Sapopemba (Zona Leste). Davi de Lima Gonçalves de Souza, Luiz Henrique Silva Magalhães e Monike Raphaela Souza dos Santos irão exibir o vídeo e conduzir oficinas sobre o impacto de desigualdades, especialmente de raça, gênero e orientação sexual, no direito à educação.

A primeira etapa do projeto, em andamento, é de formação. A área de Juventude da Ação Educativa está realizando encontro com os jovens para aprofundar as questões que serão abordadas e preparar os jovens para realizar as atividades. “Nós lemos Paulo Freire, para pensar nas oficinas como um processo de educação popular”, conta a educadora Raquel Luanda.

Também como parte dessa formação, os jovens visitaram no último dia 8 o recém-inaugurado Centro de Cidadania LGBT, da Prefeitura de São Paulo. O espaço atua na prevenção e atendimento a casos de violência, incluindo violência institucional, física e psicológica, e também na promoção da cidadania, com atividades culturais, debates e encontros.

Entre maio e junho, os jovens realizarão seis oficinas com estudantes de ensino médio, distribuídas em diferentes turnos, turmas e escolas.  A terceira etapa será de sistematização e devolutiva para as escolas, apresentando uma análise do impacto do projeto.

Veja o vídeo desenvolvido aqui.

Fonte: Ação Educativa

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca