ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE

Troca de sementes e conhecimento marcam encerramento do P1+2 em Encontro Territorial

05/05/2015

Troca de sementes e conhecimento marcam encerramento do P1+2 em Encontro Territorial

Após 15 meses de execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a ONG Chapada finalizou o termo com a realização do Encontro Territorial, nos últimos dias 21 e 22/04, no município de Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, e que foi marcado pela troca de sementes e intercâmbio de experiências.

Na programação do Encontro Territorial, além do ato de troca de sementes nativas entre os/as agricultores/as e a visita das experiências das famílias beneficiárias do P1+2, houveram debates conduzidos pela equipe técnica do Chapada sobre a qualidade e os cuidados com as tecnologias sociais, a importância e o resgate dos bancos de sementes crioulas, a produção e estocagem de alimentos para caprinos e ovinos e também sobre a sanidade do rebanho. 

Segundo o agricultor Hercílio Lima de Sousa, a experiência com o P1+2 foi uma conquista significante para sua família, porque após a construção da barragem subterrânea ele pôde ampliar a plantação de milho e iniciar a produção de mudas. “Fiquei bastante feliz quando soube que seria um dos beneficiários. Mesmo com uma produção boa, ainda tenho que melhorar muita coisa”, comenta entusiasmado o agricultor.

Para a agricultora e participante do Encontro territorial, Íris Ramos, estes momentos vivenciados durante os meses de execução do programa foram importantes para a construção do conhecimento sobre as práticas agroecológicas e as estratégias da agricultura familiar para uma melhor convivência com o Semiárido. “Hoje eu acumulo experiências das pessoas mais maduras que conheci nas propriedades e do próprio Chapada.
Agora, eu sei que a gente só tem a acrescentar e a aprender mais e mais”, enfatiza a agricultora. 

De acordo com o coordenador de Projetos do Chapada, estas experiências exemplificam bem a realidade das famílias que conquistaram as 303 tecnologias sociais entre barreiros trincheira, cisternas-enxurrada, cisternas-calçadão e barragens subterrânea, que estavam previstas neste termo do P1+2/MDS. “A execução do programa foi positivo, pois alcançamos o objetivo que era ver as famílias produzindo. No entanto, seria melhor se tivéssemos um maior tempo para prestar assessorias técnicas às famílias e desta forma qualificar a produção junto com o conhecimento delas”, avalia o coordenador.  

Fonte: Chapada

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca