ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Concluída a formação inicial da primeira turma

11/05/2015

Curso em Direitos Humanos e Participação Social é oferecido pelo IPF e SMDHC aos Conselheiro(as).

CapaSMDHC FormInicial

O projeto de formação de conselheiros (as) em direitos humanos e participação social está sendo viabilizado por meio de um Termo de Convênio firmado entre o Instituto Paulo Freire e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - SMDHC da cidade de São Paulo.


A formação inicial contou com três encontros ocorridos nos dias 14, 23 e 30 de abril e teve por objetivo realizar, com a primeira turma do curso, a "Leitura do Mundo", categoria freiriana que tem como pressuposto conhecer o contexto dos educandos, seus saberes, práticas e suas origens, contribuindo, assim, para a definição de conteúdos e metodologias do curso que vão ao encontro das necessidades e das expectativas dos(as) participantes.

 

 SMDHC 1


No primeiro encontro, as atividades desenvolvidas procuraram criar condições para que todos pudessem se conhecer, compartilhar informações sobre suas práticas e experiências nos conselhos que representam, bem como identificar expectativas em relação ao conteúdo e metodologia da formação. Procurou-se também conhecer a experiência de cada um em relação ao uso da informática e internet, uma vez que o curso prevê a utilização do ambiente de EaD, propiciando mais um espaço para compartilhar reflexões e construir o projeto de intervenção previsto na formação.


No segundo encontro, foi compartilhada a sistematização dos dados apresentados pelo grupo no dia 14/04 e confirmados os "Princípiosde Convivência" que orientarão as relações pessoais e interpessoais durante o curso. Além disso, iniciamos um diálogo em torno das contribuições de Paulo Freire, com destaque à educação opressora, “bancária”, e à educação emancipatória, uma educação como prática da liberdade, para a construção de uma sociedade mais justa, onde os direitos humanos sejam respeitados em sua plenitude.

 

 SMDHC 2


No terceiro e último encontro da formação inicial, os participantes dialogaram sobre os projetos de intervenção, os critérios de certificação e deram continuidade ao estudo das contribuições de Freire, a partir do texto Contribuição de Paulo Freire ao paradigma da Educação Popular do Profº Dr. Moacir Gadotti.


A partir de 12/05 inicia-se o processo de formação continuada, que contará com sete encontros, todos, às terças-feiras, das 18h30 às 22h.


No dia 09/05, às 9h, começa o curso com a turma 2. Quem ainda não se inscreveu, não perca esta oportunidade!

Fonte: Instituto Paulo Freire

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca