ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • TTF Brasil

Equipe CEDECA SUSO II Visita CREAS Marco

15/05/2015

No dia 06 de maio, como parte da agenda de visita da Consultora Regional do SUSO II na Bolívia, Maria Crespo, ao Brasil, estivemos em reunião com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Manoel Pignatário, no bairro do Marco, em Belém. 

Segundo Luzia Moraes, Coordenadora do centro, a equipe atende a média preocupante de 60 casos/mês de abuso contra a criança e o adolescente. 



Consumo de drogas lícitas e ilícitas, desemprego, baixa escolaridade, são alguns dos fatores que contribuem para esse quadro preocupante. 

Um outro dado que surge dos atendimentos do CREAS, que não pode ser naturalizado, é que o abusador geralmente é um parente próximo (pai, padrasto, tio, avô). Luzia explica que a vunerabilidade das crianças se deve também ao fato de que na faixa de renda de maior incidência dos casos, a mãe é a provedora financeira do lar e precisa deixar seus filhos aos cuidados de terceiros.

O poder público e a sociedade paraense precisa se perguntar urgentemente sobre o que está acontecendo com a saúde social da sua população e a efetividade das políticas públicas para a garantia de direitos da criança e do adolescente. 

Fonte: Movimento de Emaús

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca