22/05/2015
A Agenda Pública acaba de capacitar profissionais que integram os Conselhos Tutelares e de Direito nos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão. O programa Conselhos Fortes, Direitos Garantidos tem patrocínio da Petrobras e o objetivo de capacitar conselheiros para fomentar a eficiência dos órgãos responsáveis pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Por meio da Escola de Políticas Públicas (EPP), os profissionais da Agenda se concentraram em avaliar e diagnosticar as questões relativas a cada conselho, através de oficinas com representantes dos órgãos. “Esse estudo é fundamental para que possamos identificar quais temas são relevantes e essenciais no desenvolvimento dos cursos de capacitação. Por isso, a conversa com profissionais que vivenciam a rotina dentro dos Conselhos faz toda a diferença”, afirma Bruno Gomes, diretor de projetos da Agenda Pública.
Durante dois anos, 170 conselheiros participaram de três cursos à distância: Paradigmas de Proteção à Criança e ao Adolescente, voltado aos direitos dos jovens; Atuação dos Conselhos, que focou no funcionamento dos órgãos; e Planos Municipais para a Infância e Adolescência, sobre a elaboração do plano que leva o mesmo nome. Os participantes também integraram oficinas presenciais sobre estes temas, ao final de cada curso.
“Nosso objetivo com o programa é ampliar os horizontes dos conselheiros dentro da temática que eles já atuam, para que as regiões tenham autonomia e alternativas eficazes para lidar com as mais variadas situações e desafios que cercam o dia a dia dos Conselhos”, finaliza Wenderson Gasparotto, coordenador local do projeto.
Fonte: Agenda Pública
Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br