ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Professor da USP participa de discussão no Cenpec

30/05/2015



O professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Romualdo Portela, esteve no Cenpec na tarde de 19 de maio para participar das discussões realizadas pelo Grupo de Discussão de Educação Integral, espaço reservado à reflexão sobre temas educacionais para os colaboradores da instituição.

 

O debate contou com uma análise da conjuntura atual, incluindo o documento “Pátria Educadora” da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Para Romualdo, o Brasil vive um complicado contexto político, mais conservador, que pretende “vender” a meritocracia como uma solução na área da educação, em detrimento de políticas públicas que busquem a equidade. Esta realidade exige das organizações da sociedade civil que atuam em defesa da educação pública uma avaliação sobre quais pautas devem ser priorizadas e buscar ampliar a incidência nas políticas públicas, em especial nos municípios, afirma Romualdo.  Outro ponto importante defendido por ele é o amplo conhecimento de pesquisas e dados da educação para descontruir o discurso conservador.

 

Sobre o documento Pátria Educadora, o professor considera que ele não terá força política e, provavelmente, será letra morta.Porém o classificou como um grande  desastre político, pois o momento e a maneira como o documentos foi apresentado enfraqueceu o atual Ministro da Educação, Renato Jeanine,  que até agora não se pronunciou a respeito.

 

Ouça o podcast com trechos da entrevista com Romualdo Portela.

Fonte: Cenpec 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca