ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Idec apresenta experiência do Mapa de Feiras Orgânicas em Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Agroecológica

09/06/2015

A Feira Internacional, Bio Brazil Fair, terá fórum paralelo para discutir temas ligados ao segmento orgânico nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo 

A Bio Brazil Fair e o 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável acontecem entre os dias 10 e 13 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Os eventos  reunirão representantes de toda a cadeia de produção dos orgânicos, além de abrir espaço para a discussão sobre o futuro do segmento no Brasil.   

O Idec marca presença no painel Feiras Orgânicas – articulação de experiências de comercialização e promoção da cultura, com a participação da pesquisadora Renata Amaral, que contará ainda com representantes do Instituto Kairós, Associação Agricultura Orgânica e Jardim Botânico de Santos. O objetivo do painel é apresentar a importância das Feiras Orgânicas, não só como espaço educativo e formativo, mas também de incentivo ao acesso a alimentos orgânicos com preços mais acessíveis. O Idec apresentará sua exitosa experiência do Mapa de Feiras Orgânicas, ferramenta de mapeamento colaborativo de feiras orgânicas em todo o Brasil, que, atualmente, possui mais de 350 feiras cadastradas. 

A disseminação de informações sobre o consumo de produtos orgânicos e a participação em ações que têm como objetivo implantar políticas públicas que viabilizem o acesso da população a estes alimentos têm sido um dos focos do Idec. Recentemente, a Lei que obriga a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar de alunos da rede municipal de ensino (Lei n. 16.140) da cidade de São Paulo, foi aprovada e terá implantação gradual. Como membro da Plataforma de Agricultura Orgânica de São Paulo e do MUDA-SP, o Idec apoiou  todo o processo de aprovação da lei, participando inclusive de reuniões na Câmara dos Vereadores para pressionar pela aprovação do projeto.  

Iniciativas como esta se fazem ainda mais necessárias se considerarmos que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, com 5,2kg por habitante por ano. Por isso, o Idec idealizou  a campanha De Onde Vem?, lançada em dezembro de 2014, que trata da importância da rastreabilidade dos alimentos por todas as etapas de produção, processamento e distribuição até chegar no consumidor final. Você já pensou nisso? Então, vale a pena dar uma olhada no especial que preparamos sobre isso aqui

Para ver toda a programação da Bio Brazil Fair, que tem entrada gratuita, e do 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, clique aqui. 

SERVIÇO:

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2015 – 11ª FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLOGIA 

Quando: 10 a 13 de junho, das 11h às 19h

Onde: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, Parque do Ibirapuera, portão 3. Av. Pedro Alvares Cabral, s/n. São Paulo.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br

Fonte: IDEC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca