ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC

UFRJ faz seminário sobre ouvidoria pública e democracia participativa

02/08/2010

A UFRJ realiza realiza no dia 10 de agosto o seminário "Ouvidoria pública e democracia participativa, como instrumento  de justiça e paz social".


Cada vez mais a fragilidade da democracia representativa fica evidente como processo legitimador da ordem jurídica e das políticas públicas, entretanto, hoje em dia, vários são os instrumentos de democracia participativa que poderiam ser utilizados na administração pública, para a proteção dos interesses sociais, mas, por serem pouco conhecidos, pouco são utilizados. A participação ainda é escassa, o que demonstra que a questão é cultural e envolve mudança de mentalidade, esse processo é lento mas absolutamente necessário.

As ouvidorias públicas, nesse cenário, podem contribuir pedagógica e verdadeiramente para a mudança dessa mentalidade patrimonialista, combatendo a alienação e a apatia, enfim, podem contribuir para a defesa e a promoção dos direitos humanos, da ética e para a formação do espírito republicano.

Portanto, sua presença será fundamental no dia 10 de agosto, para  o debate, para a troca de experimentos, de idéias, para o conhecimento de ações pedagógicas e de novos desenhos de democracia participativa, com o intuito de consolidar o papel das ouvidorias na concepção de políticas públicas de Estado, na construção de uma sociedade republicana voltada para a concretização do bem comum.

A inscrição é gratuita e as vagas limitadas. Serão emitidos certificado com as respectivas horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo email comunicados@ouvidoria.ufrj.br, com os seguintes dados: nome, local de trabalho, endereço e telefone pessoal e institucional, e-mail, cargo. Mais informações:  (21) 2598-1620.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca