ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Beyond

Experiência do MOC é reconhecida internacionalmente

04/09/2015

A convite da Actionaid o MOC é representado em GANA, na África, numa parceria que fortalece o processo de luta pelos direitos junto às comunidades.

Foto:
A parceria MOC/Actionaid possibilita uma melhor qualificação do ensino nas escolas onde estas crianças estão matriculadas, elevação das condições de vida das famílias onde elas estão inseridas pela reorganização do sistema de produção

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) foi indicado pela ActionaidBrasil para apresentar em Gana, na África, sua experiência e a dimensão de direitos trabalhados nas escolas dos municípios onde atua, numa formação promovida pela Actionaid internacional  sobre Direitos na Escola, para entidades da Ásia, África e América.  O MOC está representado no local pela Coordenadora do seu Programa de Educação do Campo, Vera Carneiro, que já está no continente africano para o evento com início dia 04 e retorno previsto para dia 14 de setembro deste.

“Sinto-me muito orgulhosa de representar o MOC e ao mesmo tempo é o reconhecimento do trabalho de centenas de professores e coordenadores que assessoramos. Fico muito agradecida ao MOC e Actionaid pela oportunidade”, ressalta Vera Carneiro.

Em Gana, a ActionAid atua na região de Bawku, no nordeste do país. Essa é uma das regiões mais pobres de Gana, que sofre 7 meses do ano com o clima árido. Segundo a instituição, apesar de todas as crianças serem obrigadas por lei a frequentar às escolas, na região apenas 56% das crianças em idade escolar vão as aulas e a taxa de analfabetismo chega a 79% nas áreas rurais. Isso ocorre porque algumas comunidades não têm escolas, o que faz com que as crianças tenham que caminhar cerca de 4 km para frequentar as aulas em comunidades vizinhas. Ainda, muitas das escolas que existem não têm estrutura adequada ou sequer telhados para proteger seus alunos de chuvas e tempestades.  

Ali, a ActionAid e seus parceiros tem como foco de trabalho o acesso à alimentação através do desenvolvimento de práticas agrícolas eficientes, e o acesso à educação através de campanhas para diminuição da evasão escolar e pela melhoria da qualidade da educação pública.

Parceria

Na opinião da Coordenadora Pedagógica do MOC, Vandalva Carneiro, a parceria com a ActionaidBrasil é estratégica e fortalece o processo de luta do MOC pelos direitos junto às comunidades locais. “O Programa Local de Direitos que está em implementação e que é objeto desta parceria, reafirma o compromisso do MOC com o direito à educação contextualizada e de qualidade para crianças e adolescentes, com o direito à participação sociopolítica e a viver uma vida sem violência das mulheres trabalhadoras rurais, e ainda com o direito à produção e alimentação saudável para agricultores e agricultoras familiares do Semiárido”, enfatiza.
Um dos projetos desenvolvidos pelo MOC e apoiado pela ActionaidBrasil é o “Parceiros/as Por Um Sertão Justo” que fortalece famílias em comunidades rurais dos municípios de Araci, Quijingue, Serrinha, Conceição do Coité, Ichú, Nova Fátima e Riachão do Jacuípe. As crianças são atendidas no sistema de vínculos solidários que formam um elo de ligação entre  crianças e doadores e que residem no Brasil e Grécia que colaboram todo mês com uma quantia e passam a acompanhar a condição de vida dessas crianças através de cartinhas, fotos e relatórios enviados duas vezes por ano.

De acordo com Cleonice Oliveira, técnica do MOC que acompanha as ações do projeto, o momento da coleta de mensagens enviadas aos padrinhos é sempre uma alegria. “Eles gostam muito quando preparam as mensagens deles, onde contam como é a vida local e como esta parceria já tem ajudado suas comunidades e também ficam muito ansiosos e felizes quando recebem mensagens de seus padrinhos”, ressalta.
As crianças são beneficiadas de diferentes formas através das ações do projeto com a elevação das condições de vida das famílias onde elas estão inseridas pela reorganização do sistema de produção de modo a tornar as propriedades mais rentáveis e mais sustentáveis. O projeto possibilita uma melhor qualificação do ensino nas escolas onde estas crianças estão matriculadas, uma vez que a forma de ensino baseado na metodologia do CAT (Conhecer, Analisar, Transformar) desenvolvido pelo MOC e a introdução do Baú de Leitura atingindo diretamente as crianças, transformando a escola em um ambiente agradável e prazeroso, produzindo conhecimentos para o desenvolvimento das próprias comunidades e envolvendo os pais nesta caminhada.

Além disso o MOC oferece uma assistência técnica inovadora, de acordo com a realidade e com os princípios da agroecologia. O aprimoramento produtivo nas unidades familiares tem rebatimento direto na ampliação da renda e, por consequência, das condições de alimentação e saúde das crianças. Neste âmbito o projeto contribui muito com a segurança alimentar e nutricional das crianças e suas famílias.

Outro projeto também apoiado pela ActionaidBrasil e desenvolvido pelo MOC em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas (CAATINGA) é o “Promoção da segurança alimentar no semiárido brasileiro: uma combinação inovadora de jornadas esportivas, educação alimentar e nutritiva e fortalecimento da agricultura familiar” que atende às comunidades nos municípios baianos de Conceição do Coité, Retirolândia, Araci e Quijingue.   O Projeto pretende melhorar o acesso de crianças, adolescentes, jovens, e famílias de agricultores/as familiares da região do semiárido brasileiro à alimentação nutritiva e saudável, tendo como foco o fortalecimento desses sujeitos de direitos para ampliarem seu maior conhecimento, inserção, acesso e controle social numa importante política pública de segurança alimentar, que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) apresenta. 

“A Actionaid é para o MOC uma parceria que vai além da dimensão financeira, pois o modelo de relação estabelecida é de cumplicidade de causas, de ajuda mútua e solidariedade, e de constantes aprendizagens na adoção de boas práticas de gestão, com clara definição de papeis e estratégias na condução de processos coletivos que visam a construção de um Sertão mais Justo”, conclui Vandalva.  

A Actionaid

A Actionaid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. É uma organização sem fins lucrativos, com sede na Inglaterra e escritório no Brasil. A ActionAidBrasil iniciou suas atividades em 1999, definindo como áreas prioritárias de trabalho o nordeste rural e as grandes regiões metropolitanas do sudeste. Com base numa estratégia nacional, a entidade busca identificar como parceiros os movimentos sociais e ONGs atuantes com projetos de desenvolvimento local nas áreas de maior pobreza e desigualdade social.

Fonte: MOC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca