ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE

Tirando Dúvidas sobre o mundo do Trabalho

04/09/2015

21 de agosto foi dia de tirar dúvidas sobre direitos no mundo do trabalho.

Mais de cem crianças e adolescentes do Emaús estiveram presentes aoTirando Dúvidas com a AMATRA, espaço de formação e enfrentamento ao trabalho infantil realizado há três anos, através de parceria entre o Movimento República de Emaús e a Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região – Pará e Amapá.

O Movimento de Emaús acredita que a educação formal é imprescindível para a formação de nossas crianças e adolescentes.  Em relatório publicado neste ano, a Organização Internacional do Trabalho - OIT conclui que jovens que tenham sido sobrecarregados pelo trabalho quando eram crianças são mais propensos a se contentar com empregos familiares não remunerados e estar em empregos com baixos salários. É por isso que não abrimos mão da educação escolar para nossas crianças e adolescesntes e, além dela, queremos que nossas crianças acessem também outras possibilidades de interação e aprendizagem que lhe permitam acessar o bens culturais através da educação não formal.

É, por isso, que na Cidade de Emaús mantemos os espaços e as oficinas destinados à realização de oficinas de sócio-pedagógicas como as de musicalização em violino, percussão, teclados e violão, além das atividades com o grupo de teatro e com as turmas de futebol.

Um dado preocupante no mesmo relatório é que, atualemente, 168 milhões de crianças realizam trabalho infantil no mundo. Isso também nos preocupa e atuamos pelo fim do trabalho infantil e, em consequência, para que os adolescentes participantes dos nossos projetos para a inserção no mercado formal tenham uma inserção saudável no mundo do trabalho e para que a garantia do sustento de suas famílias seja dignificante.

Acreditamos no protagonismo dos adolescentes para a superação das violações de direitos e pela erradicação do trabalho infantil.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/cjqXDEEafdE 

Fonte: Movimento de Emaús 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca