ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Mercantilização do SUS e marco regulatório são temas de oficinas na ABIA em setembro

11/09/2015

O que o capitalismo global tem em comum com a privatização da gestão dos serviços de saúde no Brasil? Por que as Organizações Sociais (OS) são hoje consideradas os novos agentes econômicos que atuam no campo da saúde? Como a experiência do município do Rio de Janeiro pode servir de alerta para outras cidades brasileiras?

Estas e outras questões estão sendo debatidas durante a oficina “As organizações sociais e a mercantilização da saúde no Rio de Janeiro”, que será realizada no dia 16 de setembro, 14h30 às 18h, na sede da ABIA, no Centro (RJ). Na ocasião, será lançada a publicação “A mercantilização da saúde em debate: as organizações sociais no Rio de Janeiro”, editado pela UERJ com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

A oficina, coordenada por Veriano Terto Jr., marcará o lançamento da publicação “A mercantilização da saúde em debate: as organizações sociais do Rio de Janeiro”. Entre os convidados para participar da mesa estão Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi e Regina Simões Barbosa, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria Inêz Souza Bravo, da Faculdade de Serviço Social (FSS/UERJ). Todas são autoras de artigos na publicação sobre o tema que será lançada na ocasião.

Já no dia 21/09, também das 14h30 às 18h, a ABIA realiza a oficina “Um ano do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil” que será ministrada por Bianca dos Santos, pesquisadora do Programa Estado e Sociedade Civil, do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Esta oficina se propõe a refletir sobre os desafios para a sustentabilidade financeira e a situação legal das ONGs no Brasil.

Para Terto Jr., da ABIA, estas oficinas “buscam contribuir com a socialização de informações que são hoje fundamentais no campo da saúde, A primeira oficina (16/09), por exemplo, trata do tema da mercantilização da saúde e oferece a oportunidade de diálogo com as especialistas que trabalharam diretamente na pesquisa. Já a segunda oficina (21/09) vai promover um debate sobre um tema que tem sido pouco abordado e ainda há muitas dúvidas”, afirma.

Em ambas, a entrada é franca.

SERVIÇO:

Oficina 1 “As organizações sociais e a mercantilização da saúde no Rio de Janeiro”

Data: 16/09

Palestrantes: Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi (UFRJ), Regina Simões Barbosa (UFRJ) e Maria Inêz Souza Bravo (FSS/UERJ)

Horário: 14h

Local: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Av. Presidente Vargas, 446 – 13º andar, Centro – Rio de Janeiro – RJ)

 

Oficina 2 “Um ano do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”

Data: 21/09

Palestrante: Bianca dos Santos, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP).

Horário: das 14h30 às 18h

Local: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Av. Presidente Vargas, 446 – 13º andar, Centro– RJ)

Fonte: ABIA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca