ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • FIP

Idec promove bate-papo sobre os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor

11/09/2015

Evento acontece no aniversário da lei e terá participação de idealizadores e importantes atores da defesa do consumidor

 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizará nesta sexta-feira (11), das 11h às 13h, uma conversa presencial e on-line sobre os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O bate-papo contará com alguns dos idealizadores e agentes de implementação do Código, como a presidente do Conselho Diretor do Idec, Marilena Lazzarini, e os também conselheiros Ricardo Morishita e Marcelo Gomes Sodré.


Conheça os debatedores

Marilena Lazzarini - É agrônoma graduada pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luís de Queirós) e especialista em Economia Regional e Urbana no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP. Foi diretora do Procon-SP e é fundadora do Idec, do qual presidiu o Conselho Diretor nas gestões 1987/1991, 1992/2005 e atual. Também presidiu a Consumers International, organização não governamental que congrega entidades de defesa do consumidor em 115 países até 2007. Marilena foi uma das principais articuladoras da sociedade civil pela criação do Código.

Marcelo Gomes Sodré - É bacharel, mestre e doutor em direito pela PUC-SP, instituição na qual também leciona, e também é graduado em Filosofia pela USP. Procurador do Estado de São Paulo com atuação na Cetesb (órgão de controle ambiental paulista) e, mais recentemente, nos quadros da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). Um dos idealizadores do Código de Defesa do Consumidor, foi do Conselho do Greenpeace, do Conselho do Projeto Criança e Consumo/Instituto Alana e também é membro do Conselho Diretor do Idec.

Ricardo Morishita Wada - É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica -SP, mestre pela Universidade de São Paulo e doutorando em Direitos Difusos e Coletivos também pela PUC-SP. Foi professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas RJ e atualmente é diretor de pesquisas e projetos do Instituto Brasiliense de Direito Público –IDP. Trabalhou na Fundação Procon-SP e foi diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, de 2003 a 2010. Ricardo colaborou decisivamente para a implantação e regulamentação de diversos direitos inscritos no Código de Defesa do Consumidor. Morishita é atualmente membro do Conselho Diretor do Idec.

Para a coordenadora-executiva do Idec, Elici Mª Checchin Bueno, os avanços da lei são representativos. “O CDC fez o mercado perceber a importância de amadurecer, dentre outras coisas, motivando o surgimento de serviços de atendimento ao cliente nas empresas bem como o das ouvidorias. Na informação disponível nos produtos vieram o prazo de validade em alimentos”.

Na ocasião, serão abordados os principais desafios que o consumidor brasileiro tem pela frente. O bate-papo permitirá a interação do público com os debatedores presencialmente ou pela internet.

Serviço

Idec bate-papo: 1990-2015: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor

Uma lei concebida no auge da abertura democrática, que se antecipou em vários aspectos à sociedade de consumo brasileira, e agora tem pela frente muitos desafios

Data: 11 de setembro de 2015, sexta-feira

Horário: 11h às 13h

Local: Auditório do Idec. Rua Desembargador Guimarães, 21, Água Branca, São Paulo.

Inscrições para o evento on-line: www.idec.org.br/mobilize-se/evento/bate-papo

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca