ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • ALOP

Congresso Brasileiro de Agroecologia acontece pela primeira vez na região amazônica

29/09/2015

Cerca de 3 mil pessoas se reunirão em Belém (PA) para o maior evento de agroecologia do país.



Pela primeira vez, a cidade de Belém (PA) e a região amazônica, recebem o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) que reunirá mais de 3 mil pessoas, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, de 28 de setembro a 01 de outubro.

Com o tema “Diversidade e soberania na construção do bem viver”, as atividades do encontro pretendem incentivar o consumo de produtos mais saudáveis, além de apresentar um estilo de vida que promova a harmonia no trabalho, na produção e na relação das pessoas com o meio ambiente.

Congregando em um só lugar produtores, artesãos, acadêmicos, ativistas, entre outros, o evento quer incentivar a troca de experiências, de reflexões e convicções políticas e agroecológicas. O CBA busca a aproximação entre a academia e a vivência das populações tradicionais propondo uma construção conjunta, aprofundando o debate da agroecologia na Amazônia e no Brasil. 

Atividades

A programação conta com a Feira de Saberes e Sabores, um espaço com 150 expositores que trazem uma mostra da diversidade da produção agroecológica da Amazônia, dentre elas as frutas regionais, verduras, mel e derivados, produtos semi-industrializados, biojóias e muito artesanato da região.

Uma vasta programação cultural diária será outra grande atração gratuita para quem quiser visitar a feira e o congresso. O CBA será formado por círculo de exposições de pôsteres de trabalhos acadêmicos, mesas redondas, grandes conferências, rodas de conversas, além de seminários e oficinas debates das apresentações orais ou escritas dos relatos de experiências do Centro de Conversões. 

Para a Via Campesina, organização que reúne movimentos camponeses de todo o mundo, são geradas grandes expectativas para sua realização, por considerarem que a região amazônica “contempla a essência da caminhada agroecológica: diversidade ecológica, histórica, cultural, social, econômica e política”, sobretudo em um contexto de disputas de projetos de desenvolvimento para o campo.

As inscrições continuam abertas no site do congresso e também poderão ser feitas no local do evento, na manhã da abertura, no dia 28/09.

Fonte: Brasil de Fato

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca