ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • ALOP

Notícias do Programa Direito à Educação

13/10/2015

O Projeto Saberes Educativos Integrados – SEI, realizado em parceria com o Instituto Stimulus realizou nos últimos meses 03 Oficinas de aperfeiçoamento de práticas educativas, voltadas para as equipes de educadores de 03 Centros Comunitários: Centro Cultural Fé e Alegria – Marambaia (Nova Iguaçu), o Centro Integrado de Desenvolvimento Infanto-Juvenil (Nova Iguaçu) e a Instituição Educacional de N.S. Aparecida – Iensa (Queimados).

mediacao conflitos

Em julho, o encontro realizado teve por tema “Mediação de Conflitos na Educação Infantil” realizado pela dinamizadora convidada Ladisséa Salvina da Silva. O objetivo deste tema foi a compreensão crítica dos conflitos na infância, de modo que as educadoras possam atuar na resolução de conflitos como mediadores na prevenção da violência e promoção de uma Cultura de Paz, junto às crianças e famílias atendidas.

Em agosto, o tema de mais uma oficina foi “Poética e Infância”, realizado pelas convidadas Monica Botafogo Selig e Patrícia Quinteiro Araujo. Desta vez, o objetivo foi valorizar o momento real, concreto, no qual a criança está situada. E, a partir da infância como acontecimento, percebê-la construindo uma cultura infantil própria, reconhecendo a complexidade e as especificidades de suas manifestações. Deste modo, despertar para o desenvolvimento do potencial de sensibilidade nas crianças, abrindo deste modo a porta de entrada das sensações. Através dos diferentes sentidos, a crianças estará cada vez mais apta a estabelecer relações mais harmônicas com o mundo à sua volta.

poetica  poete  

Neste mês de setembro, foi a vez de um encontro de síntese e aprofundamento dos conteúdos trabalhados até agora com as educadoras participantes.

Nestas atividades já realizadas, tivemos a participação de aproximadamente 50 educadoras de 13 Centros Comunitários de Educação Infantil.

Estão previstas mais formações nos seguintes temas: Nutrição Infantil, Neurociência e Educação Infantil: Desafios e Possibilidades; além da temática voltada para Sexualidade na Educação Infantil.

PazMarambaia2

O Projeto Cultura de Paz
, também vêm realizando diversas atividades voltadas para a promoção de uma cultura da não violência nas creches, escolas e comunidades, junto às crianças, adolescentes e famílias. Esta proposta vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos na SFB com o objetivo de integrar, por meio de oficinas de formação, encontros e Rodas de Diálogo, diversos atores sociais fundamentais para o desenvolvimento da sociedade: a família, a comunidade local, creches e escolas.  As atividades do projeto são teórico-práticos, onde são abordadas diversas temáticas relacionadas à Cultura de Paz, tais como: Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir os valores humanos, tais como a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos.

Importante destacar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito às diferenças. Da necessidade de consciência dos próprios sentimentos, do auto controle e da opção pela paz. Que a paz é ativa, se dá com ação, para a ação, pela ação e na ação. Busca o diálogo, a polifonia, a ausculta, a mediação do conflito.

paz iensa

Foram realizadas 02 oficinas no Instituição Educacional de N.S. Aparecida – Iensa (Queimados), com os seguintes temas: “Convivência saudável e Cultura de Paz” e “Práticas em Cultura de Paz” para todos os profissionais da equipe.

No Centro Cultural Fé e Alegria – Marambaia (Nova Iguaçu) foi realizada a oficina “Como a minha motivação influencia no trabalho de todos?”, contando também com a participação de todos os integrantes da equipe.

Em Duque de Caxias, o trabalho voltado para a Cultura de Paz também acontece com força total no Centro Comunitário N.S. das Graças. Aconteceu um encontro com 48 famílias com o objetivo de planejar um encontro envolvendo os familiares das crianças atendidas. Neste encontro, as próprias famílias decidiram o tema do evento que seria realizado dali à uma semana: “Solidariedade”. O evento organizado contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre familiares, crianças e adolescentes; além de toda a equipe técnica do Ceic N.S. das Graças. A própria comunidade realizou o planejamento da tarde, com atividades tais como brincadeiras, músicas, lanche comunitário e muito entrosamento entre todos. Um verdadeiro clima de diversão, harmonia e bem-estar entre todos os presentes!

paz duq   paz duque   famille paz


Todas estas ações mostram o compromisso de profissionais, crianças, jovens e famílias para uma mudança possível e necessária da transformação da realidade que vivemos. 
Parabéns à todos que aceitam o desafio, promovendo atitudes que geram conscientização e a recuperação de valores, contribuindo assim para uma sociedade melhor!

Fonte: SFB 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca