ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fastenopfer
  • REDES

    • FIP

Em São Bernardo, evento discute caminhos da agricultura familiar na produção de alimentos

14/10/2015

Da comida que chega à mesa dos brasileiros, 70% são produzidos pelos milhões de camponeses da agricultura familiar

PMA
"Quem garante a produção de alimentos, no Brasil, são os camponeses, os pequenos agricultores"

São Paulo – Milhares de camponeses de todo o Brasilchegaram ontem (12) a São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para o 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Até sexta-feira (16), eles participam de debates, reuniões e trocas de experiências. O encontro também visa a fortalecer a aliança entre trabalhadores do campo e da cidade por soberania alimentar e ressalta a importância da agricultura familiar.

Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos consumidos pelos brasileiros e envolve 32 milhões de camponeses, como Francisco Rudak. "Sou pequeno agricultor, mas planto de tudo. Tudo orgânico. Estou com 72 anos e faz 60 anos que trabalho na lavoura."

Para Humberto Santos Palmeira, coordenador-geral do congresso, é necessário que se faça a transição de um modelo agrícola baseado no que ele chama de "pacote agroquímico", que inclui agrotóxicos e sementes transgênicas, para o modelo agroecológico, que garante a produção de alimentos saudáveis. "O agronegócio não garante a produção de alimentos, garante a produção de commodities. Quem garante a produção de alimentos no Brasil são os camponeses, os pequenos agricultores."

A agricultora Débora Varoli destaca a importância da troca de experiências. "Uma vez que é uma mesma política agrícola, são as mesmas necessidades. Então, quando a gente se junta, a gente se enxerga, muitas vezes, no companheiro do Nordeste ou de Rondônia", conta.

O evento conta ainda com uma feira para que os camponeses comercializem os produtos, que vão desde grãos e hortaliças até pão e artesanato, aberta ao público a partir das 19h. O 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores está instalado no Pavilhão Vera Cruz, que fica Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, em São Bernardo.

A TVT registrou o evento. 

Fonte: Rede Brasil Atual 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca